Antes da visita do Papa

Procissão nas Filipinas leva um milhão de fiéis às ruas

Às vésperas da visita do Papa Francisco, católicos filipinos acompanharam a procissão do Nazareno Negro, um dos principais eventos religiosos do país

Da Redação, com Rádio Vaticano

Faltando uma semana para a chegada do Papa Francisco ao país, mais de um milhão de católicos saíram às ruas de Manilla, capital das Filipinas, nesta sexta-feira, 9, para acompanhar a procissão do Nazareno Negro, um dos principais eventos religiosos do país.

Vestidos com camisetas com o Cristo coroado de espinhos, os devotos lançaram roupas e lenços para serem abençoados pela imagem. A procissão, que começa nas primeiras horas da manhã e segue até o início da noite, passa pelas regiões mais antigas da cidade.

O Nazareno Negro chegou a Manila no dia 31 de maio de 1606 em um galeão de Acapulco, que, segundo a lenda, pegou fogo perto da costa das Filipinas. A crença popular diz que o calor das chamas deu a característica preta à imagem, embora uma outra versão atribui a particularidade de que o artesão mexicano que esculpia queria carimbar seu próprio tom de pele na obra.

Vista de Francisco

Entre os dias 15 e 19 de janeiro, o Papa Francisco estará nas Filipinas, país mais católico da Ásia, onde visitará a cidade de Tacloban, que há pouco mais de um ano foi devastada pelo tufão Haiyan.

Cerca de 90% dos 120 milhões de filipinos professam a religião cristã, dos quais 80% pertencem à Igreja Católica e os restantes são de outras denominações cristãs.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo