Em 9 de janeiro

Maior procissão das Filipinas prepara visita do Papa ao país

A maior procissão católica das Filipinas preparará o país para receber o Papa Francisco em 15 de janeiro

Da redação, com Rádio Vaticano

No próximo dia 9 de janeiro, milhões de Filipinos participarão da procissão do “Nazareno Negro”, acompanhando de pés descalços a passagem da cópia em tamanho real da imagem que retrata Jesus a caminho do Calvário.

A procissão é o evento religioso mais importante da única nação de maioria católica da Ásia e acontecerá poucos dias antes do início da visita do Papa Francisco ao país, marcada para acontecer entre 15 e 19 de janeiro.

A devoção à imagem que representa – em tamanho natural – Cristo caído sobre o peso da Cruz começou no século XVII, quando as Filipinas estavam sob o domínio espanhol. A imagem foi levada ao arquipélago por um sacerdote agostiniano espanhol em 1607 a bordo de um navio proveniente do México.

De acordo com a tradição, um incêndio destruiu  a embarcação, mas a imagem de Cristo foi milagrosamente preservada das chamas assumindo a cor preta. Apesar dos danos, a população de Manila decidiu conservar e venerar a imagem. A devoção suscitada pelo ícone foi reconhecida pela Santa Sé que, em 1650, durante o pontificado de Inocêncio X, instituiu canonicamente a Confraria de Jesus Nazareno.

Com o passar dos séculos, a “áurea milagrosa” que envolve a imagem do Cristo fez com que esta se transformasse em um símbolo do povo das Filipinas. No ano passado, mais de 10 milhões de pessoas participaram da procissão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo