RENÚNCIA E PROTESTOS

Primeiro-ministro do Nepal renuncia em meio a protestos anticorrupção

K.P. Sharma Oli renunciou nesta terça-feira, 9, enquanto a população vai às ruas em protesto contra a corrupção e entraram em confronto com a polícia

Da redação, com Reuters

O agora ex-premiê do Nepal, K.P. Sharma Oli, anunciou sua renuncia / Foto: Reprodução Reuters

O primeiro-ministro do Nepal, K.P. Sharma Oli, renunciou nesta terça-feira, 9, enquanto manifestantes anticorrupção desafiavam um toque de recolher por tempo indeterminado e entravam em confronto com a polícia, um dia após 19 pessoas morrerem em protestos violentos desencadeados pela proibição do uso de redes sociais.

O governo de Oli, porém, suspendeu a proibição de redes sociais após os protestos ficarem mais violentos, resultando na morte de 19 pessoas e ferindo mais de 100. No confronto, a polícia disparou gás lacrimogêneo e balas de borracha contra manifestantes que tentaram invadir o parlamento na segunda-feira, 8.

A agitação é a pior em décadas país do Himalaia, situado entre a Índia e a China, e que luta contra a instabilidade política e a incerteza econômica desde que os protestos levaram à abolição de sua monarquia em 2008.

“O primeiro-ministro renunciou”, disse Prakash Silwal, assessor de Oli, à Reuters, uma medida que mergulha o país em uma nova incerteza política.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo