Natal no Vaticano

Presépio e Árvore de Natal são inaugurados na Praça São Pedro

No mesmo dia da inauguração, Papa recebeu cerca de 4 mil fiéis que pertencem às delegações dos doadores do Presépio e da árvore

Da redação, com Rádio Vaticano

Presépio na Praça São Pedro, no Vaticano / Foto: Reprodução CTV

Nesta quinta-feira, 7, foram inaugurados na Praça São Pedro o presépio e a árvore de Natal. A árvore, com 28 metros de altura, foi ornamentada com doações de 4 mil fiéis ― que foram recebidos hoje pelo Papa Francisco em uma audiência.

Francisco agradeceu, em seu pronunciamento, ao Abade de Montevergine pelo dom do Presépio e ao Arcebispo de Warmia e ao Bispo de Elk, na Polônia, pela doação do pinheiro, assim como à Direção das Florestas Estatais de Bialystok.

O Pontífice também saudou as crianças que são assistidas nos departamentos oncológicos de alguns hospitais italianos e das zonas atingidas pelo terremoto na região central da Itália. Elas foram as responsáveis pelas ornamentações da árvore.

Leia mais
.: Igreja inicia tempo de preparação para o Natal

Dirigindo-se às crianças, Francisco recordou o trabalho feito por elas. “Vocês transferiram os seus sonhos e os seus desejos de elevar ao céu e de fazer conhecer Jesus, que se fez criança como vocês para dizer que quer bem a vocês”. 

Árvore de Natal na Praça São Pedro tem 28 metros de altura / Foto: Reprodução CTV

Ainda durante seu discurso, Francisco destacou que o presépio e a árvore são sinais da compaixão do Pai celeste e de sua proximidade à humanidade, que experimenta ser visitada e acompanhada nas próprias dificuldades.

“O Presépio é o local sugestivo onde contemplamos Jesus que, assumindo as misérias do homem, convida-nos a fazer o mesmo, por meio de ações de misericórdia”, observou o Santo Padre, recordando que neste ano o presépio é inspirado nas obras de misericórdia.

O Papa Francisco pediu ainda que neste Natal haja atenção aos mais necessitados. “Que o Natal do Senhor seja a ocasião para sermos mais atentos às necessidades dos pobres e daqueles que, como Jesus, não encontram quem os acolha”, lembrou.

“Esta tarde, quando as luzes do presépio e da árvore de Natal serão acesas, também os desejos que vocês transferiram nos vossos trabalhos de decoração da árvore serão luminosos e vistos por todos”, encerrou. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo