ALERTA NOS EUA

"Pior dos últimos 100 anos", Furacão Milton se aproxima da Flórida

Mais de um milhão de pessoas precisarão deixar suas casas por motivo de segurança; desocupação já provocou congestionamentos, falta de combustível e alimentos

Da Redação, com Agências 

Furação Milton / Foto: reprodução Reuters

O furacão Milton está avançando em direção aos EUA e deve chegar à costa central do Golfo da Flórida com ventos de até 270 km/h entre a noite desta quarta-feira, 9, e a madrugada de quinta, 10. Esta pode ser uma das tempestades mais destrutivas já registradas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês). As autoridades estão alertando os moradores do estado da Flórida a desocuparem a região. 

O fenômeno começou como uma tempestade tropical e ganhou grande força nos últimos dias, passando para a categoria 5 em apenas 46 horas, a mais alta na escala de classificação dos furacões. O aumento na intensidade é um dos mais rápidos já registrados. O furacão também passou pelo México, provocando pequenos estragos, não deixando mortos ou feridos. 

Alerta das autoridades 

O governador do estado da Flórida, Ron DeSantis, pediu à população que se prepare para um impacto significativo. A região metropolitana de Tampa, área com mais de 3 milhões de habitantes, será uma das primeiras atingidas, com riscos de inundações e estragos generalizados em casas e edifícios

A prefeita de Tampa, Jane Castor, alertou para o risco de morte devido à passagem do fenômeno, sobretudo em áreas mais vulneráveis. Mais de um milhão de pessoas receberam ordem para sair de casa e procurar abrigo em outras regiões do país. A retirada repentina dos habitantes deixou cidades-fantasmas e provocou congestionamentos, falta de combustível e alimentos. 

Outras áreas da Flórida também podem ser fortemente afetadas, como Orlando. Grandes parques temáticos foram fechados, como os da Disney e da Universal. Aeroportos em Tampa e Orlando tiveram voos interrompidos. Grandes parques temáticos foram fechados, como os da Disney e da Universal.

A costa oeste da Flórida está em fase de recuperação após ser atingida pelo furacão Helene no fim de setembro. A tempestade provocou dezenas de mortes e deixou estragos em diversas regiões. 

Costa oeste da Flórida_ / Foto: reprodução Reuters

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo