tempestade de inverno

Frio nos EUA deixa mortos e dezenas de milhares sem energia

Estados Unidos e Canadá foram atingidos por uma onda de frio polar sem precedentes nas últimas décadas

Vatican News

Foto: William Topa via Unsplash

Nove Estados devastados por uma rara tempestade ártica que matou pelo menos 38 pessoas nos Estados Unidos e Canadá desde a última quarta-feira, 21, e deixou dezenas de milhares sem energia elétrica.

Grande parte da América do Norte foi atingida pela onda de frio polar, atravessada por ventos que causaram fortes nevascas, especialmente na região dos Grandes Lagos. A região do Rio Grande ao longo da fronteira com o México também foi afetada.

O estado mais duramente atingido é o de Nova Iorque. Cerca de 200.000 habitantes ficaram sem energia na tarde do dia de Natal. Algumas das vítimas foram encontradas bloqueadas em seus carros, outras na rua, cobertas pela neve. O medo é que o número de mortes aumente, com pessoas presas em seus carros por mais de dois dias e outras trancadas em suas casas em temperaturas geladas devido à falta de eletricidade. Embora uma proibição de trânsito tivesse sido decretada na sexta-feira, 23, centenas de pessoas ainda estavam em movimento.

Pior tempestade em décadas

A governadora do Estado de Nova Iorque, Kathy Hochul, colocou em ação a Guarda Nacional, falando de uma “grave crise” e da pior tempestade de inverno “em 60 anos”.

Em Buffalo, uma das cidades mais duramente atingidas, dois dias de forte nevasca e ventos fortes criaram condições que as autoridades locais dizem ser provavelmente as mais severas desde 1977. Os residentes foram solicitados a permanecer em suas casas devido a estradas intransitáveis, enquanto o aeroporto da cidade continua fechado. De acordo com o boletim meteorológico, espera-se que muita neve caia ainda, entre 30 e 60 centímetros.

O frio e a neve do Canadá ao Texas

A tempestade também atingiu o Canadá, onde um acidente de ônibus numa estrada gelada causou pelo menos quatro mortes e dezenas de feridos na Colômbia Britânica, de acordo com as autoridades. Mais de 150.000 pessoas ficaram sem energia, principalmente em Ontário e Quebec. Todos os trens de Toronto a Ottawa e Montreal foram suspensos no dia de Natal devido a um descarrilamento de um trem, de acordo com o Serviço Ferroviário Canadense.

Em outras cidades dos EUA, como Denver e Chicago, foram abertos abrigos para aqueles que precisavam se aquecer e se proteger da hipotermia. Em El Paso, Texas, migrantes desesperados do México se aconchegaram em igrejas, escolas e em um centro cívico de nível médio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo