Inédito na história das Coreias

Pela primeira vez, cardeal visita a Coreia do Norte

Dom Andrew Yeom Soo-jung visitou a zona industrial de Kaesong, uma área em que  trabalham cidadãos das duas Coreias.

Da Redação, com Agência Fides

Pela primeira vez um cardeal visita a Coreia do Norte

Dom Andrew Yeom Soo-jung visitou trabalhadores na zona industrial de Kaesong / Foto: Arquidiocese

Nesta quarta-feira, 21, pela primeira vez na história, um cardeal católico visitou a Coreia do Norte. O arcebispo de Seul, Coreia do Sul, Dom Andrew Yeom Soo-jung, atravessou a fronteira e fez uma breve visita à zona industrial de Kaesong, uma área em que  trabalham cidadãos das duas Coreias.

Segundo a Agência Fides, o Cardeal, que é também Administrador Apostólico de Pyongyang, visitou o complexo  para encontrar-se com os sul-coreanos que ali trabalham, e deixar  uma mensagem de encorajamento e esperança.

Enquanto as relações entre as duas Coreias  permanecem tensas, o porta-voz do Ministério da Unificação das Coreias,  afirmou que a visita do arcebispo será um passo positivo para melhorar as relações.

O ministério, porém, negou as especulações da imprensa que afirmaram uma possível visita do Papa Francisco à Coreia do Norte durante sua viagem à Coreia do Sul, nos dias 14 a 18 de agosto. O Papa participará da Jornada da Juventude Asiática e presidirá o rito de beatificação de 124 mártires.

Em abril de 2013, a área de Kaesong foi  fechada por causa de um novo conflito entre as duas Coreias.  Em julho de 2013, o Arcebispo celebrou uma Missa especial pela reconciliação e pediu a  reabertura do projeto.

A Igreja sul-coreana tem um canal aberto de comunicação com o Norte através da Cáritas, e organiza periodicamente missões humanitárias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo