Abuna Matthias I já está em Roma; Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope se encontra com Francisco na segunda-feira
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Patriarca da Igreja Ortodoxa da Etiópia, Abuna Matthias I, já está em Roma para um encontro com o Papa Francisco. O Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos divulgou uma nota nesta sexta-feira, 26, sobre o início da estadia do Patriarca que vai até 29 de fevereiro, segunda-feira.
O encontro com Francisco será na segunda-feira. O Patriarca também vai visitar o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e o túmulo do Apóstolo Pedro. No domingo, 28, ele celebrará a divina liturgia com a comunidade etíope de Roma na capela do Colégio Urbano.
Abuna Matthias I foi eleito Patriarca da Igreja Ortodoxa etíope em 28 de fevereiro de 2013.
Sobre a Igreja ortodoxa etíope
A Igreja Ortodoxa da Etiópia pertence à “família” das Igrejas ortodoxas orientais. Essa Igreja, única em seu gênero, manteve diversas práticas judaicas, como a circuncisão, o respeito das regras alimentares e a observação do shabbat sobre o sábado e o domingo.
A liturgia etíope é de origem copta e tem influência da tradição siríaca. A liturgia sempre foi celebrada na antiga língua Ge’ez até tempos recentes. Atualmente, uma tradição da liturgia em amarico moderno é usada sempre mais nas paróquias. Prossegue uma forte tradição monástica. Hoje, a Igreja conta com 35 milhões de fiéis, com uma grande comunidade em Roma.
Relações com a Igreja católica
A igreja ortodoxa etíope mantém com a igreja católica relações cordiais que se intensificam. O Patriarca anterior, Abuna Paulus, visitou o Papa João Paulo II em 1993 e em 2009 visitou Bento XVI.
No início de outubro de 2009, a convite do Papa, Abuna Paulus falou à Assembleia especial para a África do Sínodo dos Bispos sobre a situação do continente africano e sobre os desafios que as populações africanas devem enfrentar.
Como membro da família das Igrejas ortodoxas orientais, a Igreja ortodoxa etíope participa oficialmente da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a igreja católica e as igrejas ortodoxas orientais. Em janeiro de 2012, o encontro da Comissão foi hospedado em Addis Abeba por Abuna Paulus I, que faleceu em 16 de agosto desse mesmo ano.