No Vaticano

Dia de oração pelo Líbano reúne Papa e patriarcas orientais

Papa e responsáveis das comunidades cristãs libanesas se reúnem em oração pelo Líbano, além de analisar a situação de instabilidade no país

Da Redação, com informações do Vatican News

papa e patriarcas orientais no dia de oração pelo líbano

Papa e patriarcas orientais reunidos em oração pelo Líbano na Basílica de São Pedro / Foto: REUTERS/Remo Casilli

Nesta quinta-feira, 1º, realiza-se o dia de reflexão e oração pelo Líbano. No Vaticano, responsáveis pelas comunidades cristãs libanesas estão reunidos com o Papa Francisco em oração e debate sobre a situação no país dos Cedros.

As atividades começaram na Casa Santa Marta com a saudação do Papa aos presentes. Em seguida, Francisco e os patriarcas se reuniram na Basílica de São Pedro para um breve momento de oração.

Segundo o Portal Vatican News, o Papa e os patriarcas rezaram diante do túmulo do apóstolo, invocando a paz para o Líbano. Também acenderam uma vela em sinal de esperança para o povo libanês, que sofre com instabilidade em vários níveis.

Leia também
.: Após explosão na capital, países prestam solidariedade ao Líbano
.: Igreja nos EUA, Hungria e Itália se mobiliza por ajuda ao Líbano
.: Presidente da Caritas Líbano: o povo está em desespero

Após o momento de oração, a programação seguiu no Palácio Apostólico. Ao todo, são três sessões de reflexão sobre a situação no Líbano. Os debates são mediados pelo núncio apostólico no Líbano, Dom Joseph Spiteri.

A jornada de encontro termina no início da noite (18h em Roma, 13h em Brasília) na Basílica Vaticana. Haverá uma oração ecumênica pela paz.

Participantes 

Da parte libanesa, participam o patriarca de Antioquia dos maronitas, Cardeal Bechara Boutros Rai; o patriarca greco-ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente, Youhanna X; o patriarca sírio-ortodoxo de Antioquia, Inácio Aphrem II; o Católicos da Cilícia dos Armênios, Aram I, o patriarca siro-católico de Antioquia, Inácio Youssef III; o patriarca de Antioquia dos greco-melquitas, Youssef Absi; o reverendo Joseph Kassab, presidente do Conselho Supremo das Comunidades Evangélicas na Síria e no Líbano; e o bispo de Beirute dos Caldeus, Michel Kassarji.

Também presentes o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri; o núncio apostólico no Líbano, Dom Joseph Spiteri, e o secretário para as Relações com os Estados, Dom Paul Richard Gallagher.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo