Papa saúda antecipadamente fiéis do Equador, Bolívia e Paraguai

O Papa Francisco exprimiu sua simpatia e boa vontade, dedicando como sempre a sua visita mais desfavorecidos

Da redação, com Rádio Vaticano

De 5 a 13 de julho o Papa Francisco visitará três países da América Latina, sendo eles Equador, Bolívia e o Paraguai. Ele voará até as periferias do continente da esperança e como quem, às vésperas de uma viagem em que encontrará tantas pessoas, prova o desejo forte de passar algum tempo com elas para compartilhar as suas preocupações, a sua proximidade e confirmá-los na fé.

O Pontífice, em um vídeo mensagem, saudou antecipadamente os fiéis, exprimindo sua simpatia e boa vontade, dedicando como sempre a sua visita aos mais desfavorecidos.

Acesse
.: Todas as notícias do Papa Francisco no Equador
.: Todas as notícias do Papa Francisco na Bolívia
.: Todas as notícias do Papa Francisco no Paraguai

“Meu desejo é estar com vocês, compartilhar suas preocupações, manifestar-lhes o meu afeto e proximidade e alegrar-me também”, afirmou. De modo especial, a intenção de Francisco é manifestar a ternura e a carícia de Deus aos filhos mais necessitados, aos idosos, enfermos, encarcerados, pobres e aos que são vítimas desta cultura do descarte.

O Santo Padre fez um convite a descobrir o rosto de Jesus em cada irmão e irmã. “Basta fazer-se próximo”, exortou. Ainda na mensagem, Francisco recordou aos fiéis das “três nações irmãs” que a fé que todos compartilham é fonte de fraternidade e solidariedade, constrói povos, forma família, fomenta a concórdia e alenta o desejo e o compromisso pela paz.

Sua invocação final foi um pedido para que todos unam suas orações às dele, para que o anúncio do Evangelho chegue às periferias mais distantes.

Viagens do Papa

Esta é a 9ª viagem internacional de Bergoglio, que retorna à sua amada América Latina. Francisco se sentirá ainda mais à vontade, porque seus anfitriões falam o seu idioma, o espanhol.

Portanto, se pode imaginar que teremos surpresas nos seus discursos com improvisações. Francisco já nos acostumou a pérolas de sabedoria e “metáforas do dia a dia”, para comunicar a sua mensagem. Agora falando na sua língua mãe, certamente haverá surpresas neste sentido.

Durante a semana em que estará fora do Vaticano, Francisco presidirá a cinco Missas, pronunciará 22 discursos, encontrará os presidentes dos três países, os bispos, a sociedade civil e os consagrados. No Equador, uma atenção especial será reservada aos idosos; na Bolívia, aos detentos e aos movimentos populares; no Paraguai, às crianças, aos pobres e aos jovens.

Os três países

Os três países que acolhem Francisco fizeram um trabalho de grande preparação para receber o ilustre hóspede, seja logístico, seja espiritual. Um caminho permeado pela alegria. O desejo é que o povo destas terras, como também de outras partes da América Latina e do mundo possam acolher esta visita do Santo Padre como uma oportunidade de encontro, mas também de atenção para com os povos que ainda devem superar tantas dificuldades.

Povos que ainda devem crescer na dignidade, na superação dos limites, das crises e das injustiças por que passam, mas que olham com esperança para o futuro. É sobre esse futuro, fundado em uma fé sólida que Francisco chamará a atenção.

O tema da alegria é central nesta viagem aos três países latino-americanos: o Santo Padre quer ir a esses três países “da periferia” para estar próximo desses irmãos, ouvir suas preocupações, mas também, como disse, levar a alegria do Evangelho.

De fato, o Equador tem como lema desta viagem “Evangelizar com alegria”, a Bolívia “Com Francisco anunciamos a alegria do Evangelho”, e o Paraguai “Mensageiro da alegria e da paz”. É evidente a presença da Evangelii Gaudium, a alegria de anunciar o Evangelho nos logotipos e lemas.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo