Presidente da conferência episcopal da Colômbia diz que o Papa propõe um observador da Santa Sé nas negociações de paz no país, entre governo e as Farc
Da Redação, com Rádio Vaticano
O presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Luis Augusto Castro Quiroga, declarou à “Wradio” que o Papa Francisco propõe a presença de um observador da Santa Sé nas negociações de paz realizadas em Havana entre o governo colombiano e as Farc. O diálogo começou na segunda-feira, 17, na capital cubana.
“Esta é a forma do Papa Francisco pode apoiar o processo de paz colombiano”, acrescentou Dom Quiroga, recordando que a aceitação desta pessoa deve ter o consenso de ambas as partes, governo e Farc.
O presidente do episcopado colombiano reiterou que, para as Farc, é muito importante reunir-se com o Santo Padre. “É uma decisão que diz respeito ao Vaticano. Se agora se diz não fazer parte da agenda, quer dizer que não faz parte da agenda. De qualquer maneira, eu aguardo com esperança um encontro breve, uma bênção ao processo em andamento. Uma palavra pública, uma bênção…isto é o que também esperam as Farc”, concluiu Dom Quiroga.
Leia também
.: Papa pede soluções que reforcem a paz na Colômbia
A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou uma nota na quarta-feira, 19, afirmando não estar previsto nenhum encontro entre o Santo Padre e representantes das Farc, na visita que o Pontífice fará à Ilha entre 19 e 22 de setembro.