No RJ

Cardeais discutirão desafios para a paz nas grandes cidades

Arcebispo de Barcelona e mais dois cardeais que presidem órgãos do Vaticano estarão no Rio de Janeiro e vão se debruçar sobre a questão da paz e da unidade

Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

A arquidiocese do Rio de Janeiro promove na partir deste sábado, 23, até o dia 5 de setembro uma agenda de reflexões com três cardeais sobre os desafios das grandes cidades na busca da unidade e da paz.

Os desafios da evangelização nas metrópoles movem a agenda do arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, no Rio de Janeiro de 23 a 26 de agosto. Ele vai conhecer a experiência em comunidades em situação de pobreza e violência e ministrar conferências para bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos e leigos.

Na segunda-feira, 24, o cardeal Sistach preside o encontro “Grandes Cidades”, no Sumaré, para cerca de 40 bispos e vigários episcopais do Brasil. Já na terça, 25, ele se encontra com os sacerdotes do Rio de Janeiro, no edifício João Paulo II, na Glória, onde também atende coletiva de imprensa. Na quarta-feira, 26, o encontro será com os seminaristas do Rio.

O presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, segue programação de 31 de agosto a 2 de setembro. Na primeira conferência, ele se dirige a leigos, consagrados e diáconos permanentes. No dia 1º de setembro, ele participa do Simpósio “Promoção da Cultura da Paz num mundo em conflito”, realizado pela PUC-Rio, em convênio com a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Gregoriana de Roma. No dia 2 de setembro, o cardeal fala ao clero e religiosos, às 9h30, no edifício João Paulo II.

Leia também
.: Sudão do Sul: Conselho das Igrejas abre processo de paz

Outro cardeal que estará no Rio de Janeiro nesse período é o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, encontra-se com as comunidades judaica e cristã, de 3 a 5 de setembro, no Rio de Janeiro. O primeiro encontro, com a comunidade judaica, será no dia 3, às 19h, no Palácio São Joaquim. No dia 4, realizará conferência no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, às 9h30. Nesse dia, participa também de um momento de oração com denominações cristãs, às 17h, na Catedral Anglicana. No dia 5, reúne-se com os seminaristas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo