Sexta-feira histórica

Após 50 anos, Estados Unidos reabrem embaixada em Cuba

Após 50 anos, três ex-fuzileiros voltam a Cuba para hastear a bandeira dos Estados Unidos

Da redação, com Agências

Nesta sexta-feira, 14, após 50 anos de tensões, três ex-fuzileiros navais que, em 1961, arriaram a bandeira norte-americana na Embaixada dos Estados Unidos em Cuba, vão à ilha para hastear a bandeira estadunidense, contando com a reabertura da embaixada, na presença do Secretário de Estado, John Kerry.

“Vou adorar ver a bandeira ser içada novamente”, informou por meio de um vídeo um dos fuzileiros, Jim Tracy, de 78 anos.

Tentativas de golpe, imposição de um duro embargo e a crise dos mísseis nos anos 60, que quase levou o mundo a uma guerra nuclear, marcaram esses 50 anos, o qual, a partir de agora, passarão a fazer parte da história.

Segundo Larry Morris, de 75 anos, uma das pessoas que ajudou Tracy a abaixar e dobrar a bandeira dos Estados Unidos, hasteá-la fará com que ela volte “para onde deve estar”.

Reabertura da Embaixada estadunidense em Cuba

Com a reabertura da Embaixada estadunidense em Cuba, Washington e Havana poderão olhar para um futuro sob uma nova perspectiva. Existem ainda muitas questões a serem resolvidas, como o fim do embargo, a situação econômica comercial da ilha após tantos anos de dificuldades, a questão dos exilados e o respeito pelos direitos humanos.

Papel fundamental na reaproximação foi desempenhado pelo Papa Francisco, que trabalhou intensamente por um desfecho positivo das negociações realizadas entre os dois países.

Leia mais
.: EUA fazem primeira visita oficial a Cuba em 70 anos

O Secretário de Estado, John Kerry, será a primeira personalidade do alto escalão a voltar a Cuba após 70 anos, para o hasteamento da bandeira que será feita pelos mesmos três marines que, em 1961, arriaram a bandeira no contexto da ruptura das relações diplomáticas entre os dois países.

A bandeira cubana, por sua vez, foi içada na sede da Embaixada de Cuba, em 20 de julho, em Washington, na presença de centenas de pessoas. Recorde como foi:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo