Civis e militares da estação científica e militar localizada a 3.300 km ao sul de Buenos Aires se surpreenderam com a ligação papal
Rádio Vaticano
O Papa Francisco surpreendeu os civis e militares da base argentina na Antártida, ao ligar pessoalmente para as felicitações de Páscoa.
Quem atendeu a ligação na base Marambio foi o suboficial Gabriel Almada. “É indescritível a emoção que senti, sinto e continuará em minha memória pelo resto da minha vida, a ponto que não consegui conter as lágrimas depois de encerrada a ligação”, declarou o suboficial, segundo divulgado pela Força Aérea Argentina em sua página no Facebook.
O suboficial acrescentou que a ligação foi feita no sábado, às 7h15 da manhã, e que o Papa telefonou para transmitir “uma saudação especial por ocasião da Páscoa a toda a equipe e expressou que nos acompanhava na base Marambio”.
A Base Marambio é uma estação científica e militar, dependente da Força Aérea Argentina. Foi fundada em outubro dede 1969, e mantém atividade durante todo o ano, com população permanente.
As temperaturas chegam a 30 graus negativos. No inverno, residem na base cerca de 75 pessoas, enquanto essa média duplica no verão. Entre outras atividades científicas, mede-se o ozônio atmosférico, com especial atenção à proteção do meio ambiente.
A base se encontra a mais de 3.300 quilômetros ao sul de Buenos Aires.