Congresso internacional

Vida consagrada: 1200 formadores se reúnem no Vaticano

O evento começa nesta terça-feira, 7, com o objetivo de formar os religiosos para o uso adequado dos meios de comunicação

Da redação, com Agência Ecclesia

O Vaticano vai promover um congresso internacional com 1200 formadores de institutos religiosos, a partir desta terça-feira, 7, para abordar “novas fronteiras” da Vida Consagrada.

Entre os temas a abordar, até sábado, 4, vão estar novas tecnologias digitais, a justiça, a paz e a ecologia.

“Formar para um uso adequado dos meios de comunicação é um grande desafio que temos diante de nós. O uso dos meios de comunicação apresenta alguns problemas aos quais se deve prestar atenção”, disse dom José Rodríguez Carballo, secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé), em entrevista ao jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’.

O responsável explica que a iniciativa, intitulada ‘Formados para a vida consagrada no coração da Igreja e do mundo’, visa abordar “a emergência educativa e formativa” da qual dependem “o presente e o futuro” dos institutos religiosos.

Além das mais de 50 palestras previstas, haverá também ‘laboratórios’ sobre temáticas de grande atualidade.

“Um religioso precisa regular sua vida segundo prioridades bem claras. A oração, o estudo, o trabalho, a escuta das pessoas, a vida fraterna em comunidade exigem uma grande quantidade de tempo e de energias e sobretudo a presença física e intelectual”, assinala dom José.

O evento será precedido por uma vigília de oração, aberta a todos os fiéis, na noite desta terça-feira, às 20h30 (horário italiano), na Paróquia de São Gregório VII.

No sábado, às 9h30, uma celebração eucarística na Basílica de São Pedro será presidida pelo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, cardeal João Braz de Aviz.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo