Papa lamenta morte do rabino-chefe emérito de Roma

Elio Toaff faleceu na tarde deste domingo, 19; Francisco reconhece-o como protagonista da história judaica e civil da Itália nas últimas décadas

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco enviou nesta segunda-feira, 20, uma breve carta expressando pesar pela morte do rabino-chefe emérito de Roma, Elio Toaff. O líder judaico, que faleceu na tarde deste domingo, 19, guiou a comunidade judaica da capital italiana de 1951 a 2001 e no próximo dia 30 completaria 100 anos. Toaff faleceu em sua casa, mas o funeral será na tarde de hoje em sua cidade natal, Livorno.

Francisco manifestou sua participação no luto familiar e de toda a comunidade judaica de Roma. O Pontífice recordou que Elio Toaff foi “protagonista da história judaica e civil italianas nas últimas décadas, conquistando estima e apreciação por sua credibilidade moral ligada a uma profunda humanidade”.

Considerado uma das figuras mais importantes do judaísmo italiano depois da II Guerra Mundial, Toaff foi uma das poucas pessoas citadas no testamento de São João Paulo II. De fato, uma das imagens marcantes de seu pontificado foi a visita – a primeira de um Papa – à Sinagoga de Roma no dia 13 de abril de 1986. Na ocasião, João Paulo II condenou o antissemitismo, e no diálogo inter-religioso definiu os judeus como os “nossos irmãos mais velhos” na fé.

Leia também
.: JPII na SInagoga – Bispo comenta importância de JPII para diálogo com os judeus

“Trata-se realmente de uma lembrança que sempre me acompanha, porque criamos uma relação de amizade verdadeira. Não imaginava que teria tido este efeito. Não transcorremos somente um dia, mas vários dias juntos. Devo dizer que era um Papa extraordinário, que não fazia pesar sua autoridade, mas a sua autoridade se revelava justamente por isso”, contou uma vez Toaff à Rádio Vaticano.

Toaff e os Papas

Também Bento XVI visitou a Sinagoga de Roma, em janeiro de 2010, quando se entreteve por alguns minutos com o Rabino emérito.

O Papa Francisco não encontrou Toaff pessoalmente nem visitou, por enquanto, a Sinagoga de Roma. Todavia, recebeu um convite formal que lhe foi entregue em 15 de junho de 2014, durante a visita à Comunidade romana de Santo Egídio.

Biografia

Nascido em Livorno em 30 de abril de 1915, Elio Toaff se formou em Direito em 1938 na Universidade de Pisa e em 1939 em Teologia. No mesmo ano, recebeu o título de Rabino-mor no Colégio Rabínico de Livorno.

Depois da II Guerra Mundial, foi nomeado Rabino-Chefe de Veneza. De 1947 a 1951 lecionou na Universidade de Ca’ Foscari em Veneza, antes de se tornar rabino-chefe de Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo