MISSA

Jesus é o verdadeiro pão que dá vida ao mundo, diz Dom Odilo

Na homilia, Dom Odilo Scherer afirma que Jesus é apresentado como o verdadeiro pão que dá vida ao mundo e recorda os 50 anos do  Concílio Ecumênico Vaticano II

Monique Coutinho
Da redação

dom odilo1

Cardeal Odilo Pedro Scherer na homilia desta terça-feira, 21 / Fonte: Reprodução TV Canção Nova

A homilia da Santa Missa da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, celebrada na manhã desta terça-feira, 21, foi presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

No início da reflexão, Dom Odilo recorda o martírio de Estêvão, citado na Liturgia do Dia, que foi testemunha de Jesus Cristo até o sangue. “Ele [Estêvão] que com palavras fortes, chamou a fé aqueles que não queriam crer em Jesus Cristo diante de todos os sinais já realizados e mesmo depois da ressurreição de Jesus”.

O Cardeal afirma ser dramática, na primeira leitura, a cena que narra os Atos dos Apóstolos sobre a rejeição, a condenação a morte e a execução de Estêvão, e cita os “mártires” dos dias atuais, aqueles que morrem silenciosamente jogados ao mar, decapitados, queimados vivos e mortos de fome, não podendo proclamar a sua fé em Jesus Cristo.

“Os mártires de hoje proclamam mesmo silenciosamente, no meio de tantos sofrimentos, a mesma fé de Estêvão”.

No Evangelho, Dom Odilo afirma que Jesus é apresentado como o verdadeiro pão que dá vida ao mundo e observa que as pessoas pedem para serem alimentados, mas não percebem que este pão é o próprio Jesus. “Pão não é simplesmente aquele que mata a fome do corpo. Jesus disse: Eu Sou este pão, quem crê em mim não terá mais sede, quem vem a mim não terá mais fome”.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a 53ª Assembleia Geral da CNBB

De maneira especial, o cardeal recorda que hoje celebra os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II. Ele declara que esta reunião não pode ser lembrada como um fato do passado, como se fosse um momento histórico que se distancia cada vez mais. “O concílio permanece como uma tarefa sempre atual, é nossa constante tarefa hoje (…) acolher, assimilar e interpretar de maneira criativa o concílio diante das novas realidades”.

Segundo o Papa São João XXIII, a principal finalidade do concílio é conservar e propor de maneira mais eficaz o depósito da doutrina cristã, de acordo com as exigências da atualidade, promovendo a unidade dos cristãos e de toda a família humana. Portanto, continua muito atual e viva essa missão da Igreja.

Ao concluir sua reflexão, Dom Odilo diz que o concílio encerrou-se a 50 anos e que agora é tarefa da Igreja e que não apenas foi tarefa dos padres conciliares. “Peçamos pois ao Espírito Santo, que nos ilumine e fortaleça para manter viva a esperança que o concílio trouxe e que saibamos continuar a suscitar também em nossos dias, abundantes frutos para a vida da igreja e para a vida do mundo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo