País em crise

Papa Francisco recebe em audiência bispos da Venezuela

Encontro nesta manhã foi realizado a pedido da conferência episcopal venezuelana; país vive crise social, econômica e política

Da Redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco recebeu nesta quinta-feira, 8,  no Vaticano, a presidência da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV), a pedido desta, adiantou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke

A crise social, econômica e política no país sul-americano, com uma onda de protestos contra a presidência de Nicolás Maduro que já provocaram mais de 60 mortes, têm motivado vários apelos do episcopado católico pelo fim da repressão das manifestações, pela paz e o respeito pelos direitos humanos.

No dia 6 de maio, a conferência episcopal venezuelana divulgou uma carta do Papa na qual Francisco manifesta “grande preocupação” com a situação do país, que enfrenta uma crise política e econômica.

A carta sublinha que é possível superar os problemas com “vontade de estabelecer pontes, de dialogar seriamente e de cumprir os acordos alcançados”.

Do exterior, chegam alguns auxílios para o país em crise. A Cáritas Portuguesa informou que vai enviar ajuda à Venezuela da “forma mais rápida possível”. A iniciativa é uma resposta ao pedido de auxílio da Cáritas Venezuelana.

A organização católica quer assegurar “os canais fiáveis que garantam que a solidariedade dos portugueses chegue aos seus legítimos destinatários espalhados pela Venezuela, em particular à comunidade portuguesa”.

A crise na Venezuela já tinha sido objeto de uma nota oficial, do dia 24 de maio, quando a Cáritas Portuguesa deixou alertas para o aumento do número de “crianças com fome e de doentes sem acesso a medicamentos”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo