Diálogo

Papa Francisco participará da Oração pela Paz no Coliseu

Cerimônia de encerramento do Encontro Internacional “Povos Irmãos, Terra Futura” ocorrerá dia 7 de outubro

Da redação, com Vatican News

Coliseu, em Roma./ Foto: Daniel Ibanez – CNA

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé confirmou que o Santo Padre participará da cerimônia final do Encontro de Oração pela Paz organizado pela Comunidade de Santo Egídio, na tarde de quinta-feira, 7 de outubro na praça ao lado do Coliseu. 

O título do Encontro é “Povos Irmãos, Terra Futura. Religiões e Culturas em Diálogo” e, como tradição, faz parte do “espírito de Assis” que atua após o dia histórico desejado por João Paulo II em 1986. O evento, a ser realizado nos dias 6 e 7 de outubro, reunirá as grandes religiões do mundo após um ano dominado pela crise sanitária causada pela pandemia, mas também pelos muitos conflitos ainda em curso em muitas partes do mundo. 

Leia mais
.: Paz é caminho de esperança feito por diálogo e reconciliação, diz Papa
.: Papa: a paz se faz com humildade, doçura e magnanimidade

Marco Impagliazzo, Presidente da Comunidade de Santo Egídio expressou sua alegria pela presença do Papa.

Como vocês receberam a notícia da presença do Papa para a conclusão do Encontro?

Naturalmente, acolhemos a notícia com grande alegria. O Papa liderou – deixe-me dizê-lo – o mundo durante a pandemia. Seu agora famoso discurso, de 27 de março de 2020, sobre a crise e a pandemia e como sair dela, é um pouco guia para o nosso encontro. Já no ano passado houve uma edição resumida desta Oração pela Paz no Capitólio de Roma, com a presença do Santo Padre, e foi intitulada “Não se salva sozinho”. Esta nova Oração pela Paz, desta vez com um maior número de participantes, dada a flexibilização da pandemia, quer continuar nessa linha: não nos salvamos sozinhos; mas também povos irmãos e a Terra futura, ou seja, o olhar sobre a fraternidade universal e as crises ambientais, como trabalhar por um mundo que respeita o meio ambiente e prepara um futuro para nossos filhos e netos.

Estamos há um ano da publicação da encíclica Fratelli tutti. Na sua opinião, quanto este documento determinou nas mudanças no mundo, nos diferentes povos, culturas e credos?

Antes de tudo, eu diria que é um texto de referência que aponta para o futuro do mundo, porque a pandemia mostrou que nem os povos nem os indivíduos vão a lugar algum por conta própria. Permanecemos em uma situação de extrema fragilidade. A única resposta que pode ser dada após esta grave crise é precisamente a de caminhar juntos e construir as bases para uma fraternidade universal, naturalmente cada um em sua diversidade, mas unidos, levando em conta e pensando sobretudo naqueles povos e naquelas pessoas que estão em maior dificuldade e que até agora foram – em certo sentido – marginalizadas ou descartadas pelas grandes sociedades mundiais. Portanto, esta encíclica é verdadeiramente a base para construir o mundo de amanhã em um sentido positivo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo