Telegrama de pesar

Papa lamenta a morte do Cardeal José Freire Falcão

“Pastor apaixonado pela evangelização”: assim o Papa recorda o Cardeal José Freire Falcão, falecido este domingo

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa recebeu com pesar notícia da morte do Cardeal José Freire Falcão / Foto: Alessandro Bianchi – Reuters

O Papa Francisco recebeu com pesar a notícia do falecimento do arcebispo emérito de Brasília, Cardeal José Freire Falcão. O purpurado faleceu na noite deste domingo, 26, aos 95 anos, vítima de complicações da Covid-19.

Sabendo da notícia, Francisco enviou um telegrama ao arcebispo de Brasília (DF), Dom Paulo Cezar Costa, expressando sua união em oração a toda a arquidiocese, familiares e os que sentem essa perda.

“Confio à misericórdia de Deus o amado cardeal, recordando-me da sua preciosa colaboração nos diferentes organismos da Santa Sé e dos meus encontros com este pastor apaixonado pela evangelização”, escreveu o Papa.

Francisco recorda ainda a solicitude do cardeal ao povo de Deus e aos irmãos no episcopado. Foi um pastor que conduziu, com generosidade, o povo que lhe foi confiado. “De coração lhes concedo extensiva aos participantes nas exéquias confortadora bênção apostólica”, conclui.

Pesar da CNBB

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também emitiu uma nota de condolências. A mensagem também endereçada a Dom Paulo recorda que Dom José ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal, preparou a recepção ao Papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras coisas. 

“Agradecemos a Deus a contribuição que o Cardeal deu à conferência episcopal do Brasil, servindo-lhe como assessor na área litúrgica e também estando à frente, como presidente, do Movimento de Educação de Base (MEB). (…) Nossas orações pelo descanso eterno do Cardeal José Freire Falcão”, refere a entidade.

Pesar da Canção Nova

A Canção Nova também recebeu com pesar a notícia do falecimento e mostrou unidade à arquidiocese brasiliense e a toda a Igreja no Brasil. Na nota, a gratidão pelo profícuo ministério do cardeal.  

“Gratidão também pelo apoio de pastor que Dom Falcão manifestou à ação evangelizadora da Canção Nova, especialmente na missão na capital do país. Nossa solidariedade aos seus familiares e amigos. O lema episcopal “Servir na humildade”, que norteou tanto seus atos, agora ecoa na promessa evangélica: “Porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,3b)”, refere a nota.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo