Preparativos Consistório

Papa fala sobre ecumenismo em encontro extraordinário com Cardeais

"O ecumenismo para a Igreja católica é uma obrigação e não uma opção" sublinhou Bento XVI na abertura do Encontro Extraordinário com os Cardeais hoje no Vaticano.

Na vigília do Consistório Ordinário Público que acontecerá neste sábado as 10:30, o Pontífice reuniu todos os Cardeais presentes em Roma, especialmente aqueles que receberão amanhã as honras Cardinalícias. Bento XVI celebrará extraordináriamente esse Consistório dentro da Basílica de São Pedro devido as mudanças climáticas em Roma.

O tema escolhido para o evento será: "Diálogo ecumênico à luz da oração e do mandamento do Senhor: Que todos sejam um!"

As colocações foram feitas pelo Cardeal Walter Kasper, presidente do Pontifício conselho para a unidade dos cristãos. O purpurado traçou um quadro atual do diálogo e das relações ecumênicas, distinguindo-os em 3 âmbitos principais:

Relações com as antigas Igrejas do Oriente e as Igrejas Ortodoxas;
Relações com as Comunidades Eclesiais nascidas da Reforma do século XVI;
Relações com os movimentos carismaticos e pentecostais nascidos no século passado;

Em seguida, os Cardeais falaram de suas experiências no empenho Ecumênico, abordando o campo social, caritativo e moral.

Falou-se também em proseguir na "purificação da memória" proposta por João Paulo II, e assim ter atenção as formas de comunicação, para não ferir a sensibilidade dos outros cristãos.

O encontro teve uma pausa as 13:00 e será retomado as 17h:00 horário de Roma com a Oração das Vésperas e com o Discurso do Papa Bento XVI.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo