Papa: "Cristão não deve esquecer do primeiro encontro com Jesus"

O Papa Francisco considera o primeiro encontro com Jesus como aquele que muda a vida de quem está à sua frente

Rádio Vaticano

papa1

“Cristo vê o relacionamento com seus filhos como uma predileção, uma relação de amor face a face”, diz Papa Francisco / Foto: L’Osservatore Romano

“Jesus jamais se esquece do dia em que nos encontrou pela primeira vez. Peçamos a Deus também a graça da memória, para nos lembrarmos sempre.” Este foi o centro da homilia do Papa Francisco na Missa celebrada nesta sexta-feira, 24, na Capela da Casa Santa Marta.

Um encontro foi o modo escolhido por Jesus para mudar a vida dos outros. Aquele com Paulo de Tarso, perseguidor anticristão que quando chegou a Damasco já era um Apóstolo, foi emblemático. O Papa se deteve neste conhecido episódio da liturgia do dia, mas citou a variedade de encontros contidos nas narrações do Evangelho.

Primeiro encontro

Francisco considera o primeiro encontro com Jesus como aquele que muda a vida de quem está à sua frente. O Santo Padre cita João e André, que passam toda a noite com o Mestre; Simão que se torna a pedra da nova comunidade; a Samaritana; o leproso que volta para agradecer por ter sido curado; a mulher doente que se recupera depois de tocar a túnica de Cristo.

“Foram encontros decisivos, que devem induzir um cristão a nunca se esquecer do seu primeiro encontro com Jesus”, afirma, acrescentando que Ele nunca se esquece, mas nós nos esquecemos do encontro com Cristo.

“Seria um bom dever de casa: Quando senti realmente a necessidade de ter o Senhor perto de mim? Quando notei que tinha que mudar de vida, ser melhor, ou perdoar uma pessoa? Quando ouvi o Senhor me pedir alguma coisa? Quando encontrei o Senhor?”.

A memória de todo dia

O Papa pediu aos fiéis para que se questionem: “Quando me disse algo que mudou a minha vida ou me convidou a dar um passo à frente na vida? Esta é uma bela oração e recomendo que a façam todos os dias. E quando lembrar, alegre-se, é uma recordação de amor”.

O Santo Padre sugere que os cristãos leiam as histórias do Evangelho para ver como Jesus se encontrava com as pessoas e como escolheu seus Apóstolos.

Primeiro amor

Ao concluir, Francisco afirma que não se deve esquecer que Cristo vê o relacionamento com seus filhos como uma predileção, uma relação de amor face a face.

“Rezar e pedir a graça da memória. Quando, Senhor, tivemos o primeiro encontro, quando foi o primeiro amor? Para não ouvir a repreensão que o Senhor fez no Apocalipse: Tenho isso contra você, que se esqueceu do primeiro amor”.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo