Na catequese desta quarta-feira. 05 de dezembro, Bento XVI falou sobre São Cromácio de Aquiléia, um nome importante para a Igreja primitiva, porém desconhecido para muitos católicos.
São Cromácio, nasceu no ano 345 na 10ª região do Império Romano. Foi educado na fé católica por sua família, e ainda muito jovem ingressou na vida presbiteral.
Destacando-se por sua luta contra o Arianismo, Cromácio foi eleito Bispo de Aquiléia e recebeu a ordenação de Santo Ambrósio.
Aos 8 mil peregrinos reunidos na Sala Paulo VI, Bento XVI recordou que São Cromácio exerceu seu ministerio com audácia ganhando assim a estima de grande número de fiéis.
O Santo, após combater as heresias daquele tempo foi exilado em Grado, e veio a falecer em 407, mesmo ano em que morreu São João Crisóstomo.
Foram conservados de Cromácio 40 sermões e mais de sessenta comentários sobre o Evangelho de Mateus, nos quais ele aborda temas relacionados com a Santíssima Trindade, o Espirito Santo e a relação da Virgem Maria com a Igreja.
Diferente do previsto, a audiência Geral aconteceu na Sala Paulo VI devido ao frio que ja começa a se intensificar em Roma.