Covid-19

OMS se preocupa com situação da pandemia nas Américas

Segundo entidade, 150 mil novos casos foram registrados nesta quinta-feira, 18, sendo quase metade deles nas Américas

Da redação, com Reuters

Tedros Adhanom, em reunião virtual realizada na sede da OMS, em Genebra, nesta sexta-feira, 19 / Foto: Reprodução Reuters

A pandemia causada pelo coronavírus está acelerando, com 150 mil novos casos em apenas um dia, sendo quase metade deles nas Américas, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) fornecidas nesta sexta-feira, 19.

“O mundo está em uma fase nova e perigosa”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom, em uma reunião virtual realizada na sede da OMS em Genebra, na Suíça.

O Brasil tem o pior número de registros de vítimas da pandemia, perdendo apenas para os Estados Unidos, com 978.142 casos confirmados e 47.748 óbitos.

Adhanom, que tem sido muito criticado pelo presidente estadunidense, Donald Trump, reforçou o pedido de que a população mantenha o distanciamento social, além de “extrema vigilância”.

O diretor-geral da OMS disse ainda que: assim como nas Américas, novos casos têm sido registrados no sul da Ásia e no Oriente Médio.

Myke Ryan, especialista em emergências da OMS, explicou que é importante que os países mantenham atualizados os dados de onde as infecções ocorrem, a fim de manter o número de casos baixo.

Maria Van Kerkhove, líder técnica do Programa de Emergências em Saúde da OMS, disse que um ressurgimento de casos não deve surpreender ninguém diante da ameaça que a doença ainda representa. A especialista disse ainda que: os países precisam cuidar lenta e cuidadosamente das restrições, mas também estarem prontos para trazê-las de volta rapidamente, se necessário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo