Retomada

Arquidiocese do Rio retoma atividades no dia 4 de julho

Igrejas e capelas estavam sem presença de público desde o dia 20 de março

Da redação, com Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

Arquidiocese do Rio retoma atividades no dia 4 de julho./ Foto: Arquidiocese do Rio

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro comunicou oficialmente o retorno das atividades religiosas de suas mais de 280 igrejas na cidade para o próximo dia 4 de julho. Missas, orações e demais celebrações estavam sendo realizadas via internet e sem a presença do público desde o dia 20 de março.

Na ocasião, a Arquidiocese decidiu não autorizar mais a presença de fieis nas paróquias e capelas, evitando possíveis aglomerações para conter a proliferação do novo coronavírus (COVID-19).

O Arcebispo Metropolitano do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, explica que respeitou e respeita as normas estabelecidas pelas autoridades competentes e que também consultou infectologistas, médicos e profissionais de saúde ligados à igreja católica.

“Conversamos com nossos bispos, padres e mantivemos um constante diálogo com todas as regiões de nossa Arquidiocese para analisarmos cada detalhe. Dessa maneira, decidimos dar este passo, mas respeitando todas as orientações de prevenção, higiene e distanciamento já estabelecidas anteriormente”, destaca Dom Orani.

Um documento apresentado pela Arquidiocese do Rio no último dia 7 de junho já previa este momento. Nele, é possível contemplar todos os protocolos e formas de celebração adotadas para este novo tempo que se inicia, sem esquecer das pessoas mais idosas, que carecem de cuidado especial e demais comorbidades. Para esses, recomenda-se, ainda, as celebrações virtuais, que também continuarão acontecendo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo