COVID-19

OMS fala de longo caminho até que coronavírus esteja sob controle

Em coletiva de imprensa, representantes da OMS explicaram que o coronavírus pode se tornar uma endemia

Mike Ryan, chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) / Foto: Denis Balibouse – Reuters

Da redação, com Reuters

De acordo com Mike Ryan, chefe do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo coronavírus pode tornar-se “outro vírus endêmico em nossas comunidades e esse vírus pode nunca mais desaparecer”. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 13.

O mundo “tem um caminho muito, muito longo a seguir” até que o coronavírus esteja sob controle, apesar das diversas tentativas em muitos países de recomeçarem a vida em um estágio normal, afirmou o chefe de programa de emergências da OMS.

Mike Ryan disse ainda que, os riscos da covid-19, a doença respiratória causada pelo novo coronavírus, permanecem altos nos “níveis nacional, regional e global”. Disse ainda que é necessário “controle muito significativo” do vírus para diminuir a atual avaliação de risco.

Governos de todo o mundo estão lutando com a questão de como reabrir suas economias enquanto o vírus, que infectou 4,29 milhões de pessoas e causou mais de 290 mil mortes, continua a circular.

Os especialistas da OMS acreditam que o coronavírus pode se tornar uma endemia como tantas outras com as quais convivemos — e nunca mais ir embora.

Vida mais longa ameaçada pela pandemia

A OMS divulgou ainda os resultados da pesquisa anual intitulada “Estatísticas Mundiais de Saúde”. A pesquisa aponta que as pessoas estão vivendo mais. A pandemia causada pelo coronavírus, porém, pode mudar isso.

“A boa notícia é que pessoas de todo o mundo estão vivendo vidas mais longas e saudáveis. A má notícia é que a taxa de progresso é muito lenta para se enquadrar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e será desviada pelo covid-19”, disse o Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

Para Adhanom, a pandemia mostrou o quão frágil estão os setores de saúde pública em todo o mundo. “A pandemia destaca a necessidade urgente de todos os países investirem em sistemas fortes de saúde e atenção primária à saúde, como a melhor defesa contra surtos como o covid-19 e as muitas outras ameaças à saúde que as pessoas em todo o mundo enfrentam todos os dias. Os sistemas de saúde e a segurança da saúde são dois lados da mesma moeda”, ponderou.

Ainda, segundo a pesquisa levada a cabo pela OMS, expectativa de vida e a expectativa de vida saudável aumentaram, mas de maneira desigual.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo