Equipe de especialistas investiga origem da covid na cidade de Wuhan
Da redação, com Reuters
A equipe de especialistas liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que investiga a origem da covid-19 na China visitou, nesta sexta-feira, 29, um hospital da cidade de Wuhan. A instituição foi uma das primeiras a tratar pacientes no começo do surto.
Depois de se reunir com cientistas chineses no início do dia, a equipe foi ao Hospital Provincial de Medicina Chinesa e Ocidental Integradas de Hubei.
Zhang Jixian, diretor do departamento de cuidados respiratórios e críticos do hospital, é citado pela mídia estatal como o primeiro a relatar o novo coronavírus depois de tratar um casal de idosos cujas tomografias mostraram-se diferentes de uma pneumonia típica no final de 2019.
“Primeira visita extremamente importante aqui. Estamos no hospital que tratou alguns dos primeiros casos conhecidos de covid-19, encontrando-nos com os próprios clínicos e funcionários que fizeram este trabalho, tendo conversas abertas sobre os detalhes de seu trabalho”, tuitou Peter Daszak, um membro da equipe liderada pela OMS.
A equipe encerrou uma quarentena de duas semanas na quinta-feira, 28, e planeja visitar laboratórios, mercados e hospitais durante suas duas semanas restantes em Wuhan, onde o coronavírus foi identificado primeiramente no final de 2019.