Dom Roberto Paz recordou o Dia Mundial da Saúde celebrado nesta quarta-feira, 7
Da redação, com CNBB
Construir um mundo mais justo e saudável para superação da pandemia. Este é um pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçado pelo bispo de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz.
Neste dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data foi criada em 1948.
A OMS promove, nesta terça-feira, a campanha “Construindo um mundo mais justo e saudável”. O ano de 2021 é considerado pela organização o “Ano dos Trabalhadores da Saúde e Cuidados”.
Superação da pandemia
Superar a pandemia, através de um mundo mais justo e mais saudável, significa incluir e distribuir, de forma equitativa e solidária, os recursos da saúde, comentou o bispo. Estes recursos consistem em tratamentos, remédios, vacinas e vida saudável.
“O que nos leva a trazer para a reflexão o acesso à água tratada, saneamento básico, alimentação e nutrição equilibrada, agricultura orgânica, moradia e trabalho digno e decente”, complementou.
Para Dom Roberto, trata-se de ter uma visão holística e integrada da saúde. Ela deve transcender a busca de qualidade de vida para os poucos que podem desfrutar dela. Deve garantir um direito fundamental para toda a população.
“A vida e a saúde devem estar sempre em primeiro lugar”
– Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Trabalhadores da saúde
Para o bispo, ao refletir sobre os trabalhadores da saúde, importa dar voz, participação e incorporá-los no planejamento da saúde.
Muitas vezes, Dom Roberto comentou que estes profissionais são bloqueados por medidas contraditórias e ineficazes.
Leia também
.: Profissionais de saúde: dando suas vidas para ajudar os outros, diz Papa
A Campanha de Defesa do SUS, a Vacinação universal e imediata, o Auxílio emergencial continuado, subsídio à agricultura familiar e orgânica, segurança alimentar e preservação das florestas e biomas também foram temas apontados como importantes segundo presbítero.
“Para curar-nos da pandemia, devemos curar a Terra, e curar também nossa convivência social, injusta, desigual e intolerante. Nossa Senhora da Saúde, Rogai por Nós!”.
Construir um mundo mais justo e saudável
Na campanha do Dia Mundial da Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vinculada à OMS, pede aos líderes que garantam que a equidade na saúde seja a peça central na recuperação da Covid-19.
“Isso resultará em uma região onde todos têm condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde, os sistemas de informação em saúde se configuram para identificar populações em situação de vulnerabilidade e a sociedade civil, e os indivíduos são parceiros na busca de soluções onde as desigualdades ocorrem e onde todos têm acesso a cuidados de saúde e médicos sem sofrer discriminação”, segundo a organização.
Ao mesmo tempo, é solicitado aos líderes que monitorem as iniquidades em saúde. Eles devem garantir que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade quando e onde precisarem.