2021

Ano Novo: "Metas funcionam como um norte", diz psicóloga

Mesmo em meio à pandemia, é importante se preparar para o Ano Novo que se inicia e traçar objetivos

Denise Claro
Da redação

É comum as pessoas traçarem metas para o novo ano que se inicia./ Foto: Free-Photos por Pixabay

2020 foi um ano difícil, marcado pela pandemia de coronavírus. O que era inimaginável aconteceu e todos foram afetados, de alguma forma. Mesmo quem não chegou a ter doentes na família, foi afetado pela realidade das medidas de isolamento, ficando longe de familiares e amigos ou sentindo o impacto da economia. Agora a sociedade se prepara para um novo ano, cheio de expectativas e esperança. É comum, neste período, traçar metas e objetivos para a nova fase que começa. Mas será que após um período tão conturbado, o foco e as prioridades mudam? Como fazer este planejamento?

Para a psicóloga Elaine Ribeiro, metas são como um norte para um novo ano / Foto: Arquivo Pessoal.

Para a psicóloga Elaine Ribeiro, as metas funcionam como um norte para aquilo que se deseja alcançar, seja um melhor relacionamento familiar, estudar algo diferente, guardar dinheiro, investir, cuidar da saúde, dentre tantas possibilidades. Ela avalia que a importância está em se traçar um caminho e se pensar em como seguir neste caminho, tomando atitudes e organizando a vida de forma alinhada ao que se deseja.

“A pandemia tem proporcionado para aqueles que são mais sensíveis a isto um repensar sobre as necessidades que temos. É possível notar que conseguimos viver de formas mais simples e até consumindo de maneira diferente. Repensar valores, relacionamentos, formas de viver a vida, rancores desnecessários, enfim, repensar de fato a postura que temos em nossa vida, como vivemos o hoje, como nos organizamos de forma geral.”

Muitos são os que fizeram planos para este ano e não conseguiram realizar, por conta da situação mundial. A especialista salienta que quem viveu essa experiência não deve se frustrar, mas ter um novo olhar para 2021. 

“Uma coisa que noto é que muitas pessoas estão se culpando demasiadamente por coisas que estão além do seu controle, uma vez que não escolhemos viver a tal pandemia, mas estamos neste cenário. De qualquer forma, o mais importante é avaliar quanto também não nos colocamos como limitados demais, ou com muita dificuldade para mudar ou nos adaptar frente a um cenário novo. Este ano exigiu muito esta habilidade, ou seja, foi preciso mudar, mudar algumas ou várias vezes. Frente às frustrações, cabe um olhar diferente para tudo o que ocorreu neste momento.”

Virada de Ano

O niteroiense Gustavo Lage passou mais tempo com a família/ Foto: Arquivo Pessoal

O niteiroiense Gustavo Lage conta que se frustrou um pouco neste ano, por ter traçado alguns objetivos que foram “atrapalhados” por conta da pandemia.

“Me programei para viajar nas férias de julho com minha esposa e meus filhos. Tinha planos de fazer atividades com eles nos fins de semana, como visitar parques ao ar livre, diferentes shoppings, assistir filmes no cinema, coisas simples que não pude realizar. Espero que em 2021 isso tudo já seja possível.”

O engenheiro conta que, por outro lado, pôde estar participando mais ativamente da vida escolar dos filhos e próximo da família, e que tem para 2021 uma esperança a mais.

“A pandemia nos mostrou a importância de valorizar os momentos em família, nossa casa, nossas conquistas pessoais. Tenho este novo olhar para este novo ano. Como muitas empresas (inclusive a minha) irão adotar o home office parcial, isso será importante para que eu possa estar mais próximo da família, poder levar meus filhos à escola, ou seja, viver mais intensamente o dia a dia da família, o que não era possível para quem trabalhava cinco dias por semana longe de casa.”

Bruna Hummel diz que em 2020 realizou muitos projetos/ Foto: Arquivo Pessoal.

A cachoeirense Bruna Hummel conta que, apesar da pandemia, 2020 foi um ano de muito aprendizado e de realizar sonhos. 

“Vejo muitas pessoas reclamando de 2020, até memes na internet, mas não tenho do que reclamar deste ano que passou. Entrei em 2020 com poucas expectativas, mas comecei um projeto novo e tudo começou a fluir. (…) Posso dizer que depois de tudo o que passamos durante esse tempo difícil, sou uma nova pessoa, com muitos planos e desejos para 2021.”

Sucesso no Novo Ano

A psicóloga Elaine Ribeiro lembra que muitas pessoas se queixam de não conseguirem alcançar as metas a que se propõem para um novo ano, e que para isso não acontecer é muito importante pensar no que se busca, uma vez que o planejamento ajudará a pessoa a efetivamente compreender o que é importante para o momento de vida que está vivendo e em qual local deseja chegar.

“Não adianta pensarmos em guardar 1 milhão de reais, se não sabemos por onde começar. Metas pouco específicas também têm grande chance de não dar certo. Por exemplo: ‘desejo ser uma pessoa melhor’, é algo muito subjetivo e sem consistência. A pessoa deve se perguntar: ‘Melhor em que? Melhor como? Quero ser mais presente com meus pais? De que forma? Com quais gestos concretos? Até quando?’ Portanto, para traçar metas é importante delimitar o como, quando, onde, com quem, para que, de que forma, em qual tempo. Assim cercamos as possibilidades de algo dar ou não certo.”

A especialista finaliza dizendo que o segredo do sucesso no alcance dos objetivos está em compreender como estas metas estão alinhadas e têm ligação com aquilo que a pessoa acredita, necessita e que realmente consegue se comprometer.

“Alcançar uma meta requer, sempre, um esforço, uma abdicação de algo, a troca de um hábito, o adquirir de um novo hábito. Por isto, quanto mais estas metas forem bem traçadas, planejadas e houver um comprometimento com elas, mais conseguiremos ter sucesso e alcançá-las.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo