Comoção internacional

Pais anunciam a morte do bebê Charlie Gard

Pais de Charlie Gard anunciaram o falecimento do menino: “nosso lindo menino se foi”, diz a publicação de um jornal inglês

Da redação, com Ansa

O bebê britânico, Charlie Gard, que comoveu o mundo e mobilizou várias pessoas nas redes sociais em prol de sua vida, faleceu nesta sexta-feira, 28, segundo informou o jornal “Daily Mail”. De acordo com a publicação, o anúncio foi realizado pelos pais do menino de 11 meses, Connie Yates e Chris Gard: “O nosso lindo menino se foi. Estamos realmente orgulhosos de Charlie””, disseram.

Os pais do bebê lutaram contra uma longa batalha judicial a fim de levar a criança para um tratamento experimental nos Estados Unidos / Foto: charliesfight.org

No site oficial, a família pediu a todos que respeitem sua privacidade neste momento difícil, mas exprimem o agradecimento a cada um que os apoiou.

Oração do Papa

O Papa Francisco expressou suas orações por Charlie, via Twitter: “Confio ao Pai o pequeno Charlie e rezo pelos seus pais e as pessoas que o amaram”, escreveu na conta em italiano @Pontifex_it.

Último meses do bebê Charlie

Charlie sofria de uma doença rara e incurável, a miopatia mitocondrial, que provoca perda progressiva da força muscular. O caso do bebê causou repercussão mundial após a Alta Corte concordar com o pedido dos médicos de desligar os aparelhos da criança, então com 10 meses. A decisão foi ratificada pela Corte Europeia dos Direitos Humanos.

Os pais do bebê lutaram contra uma longa batalha judicial a fim de levar a criança para um tratamento experimental nos Estados Unidos. A situação chegou a comover os parlamentares norte-americanos e até mesmo o Vaticano, que através do hospital católico Bambino Gesù, tentaram alternativas para transferir o bebê, mas sem sucesso.

Apesar disso, os pais de Charlie pretendiam levá-lo para passar seus últimos momentos de vida em casa. Devido à impossibilidade de realizar esse desejo, eles ainda tentaram, sem sucesso, garantir assistência para seu filho quando ele fosse transferido. Dessa forma, poderiam passar alguns dias a mais ao lado da criança.

Mas segundo o hospital Great Ormond Street, onde o menino estava internado, a solução proposta seria “pouco praticável”, além de agravar o sofrimento do bebê.

Pelas redes sociais, milhares de pessoas expressam pesar e solidariedade pela morte do bebê à família. Charlie completaria um ano de vida no próximo dia 4 de agosto.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo