Nota

Padre Lombardi reitera empenho da Igreja na luta contra pedofilia

Em nota, sacerdote recorda empenho dos Papas em enfrentar a questão e prevenir casos de abusos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé / Foto: Arquivo

Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé / Foto: Arquivo

Na quarta e quinta-feira desta semana, 2 e 3 de março, o sacerdote jesuíta Hans Zollner, membro da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, encontrou, em duas ocasiões, algumas vítimas de abusos sexuais por parte do clero de Bullarat, na Austrália. Elas estavam em Roma por ocasião do depoimento que o Cardeal George Pell prestou à Comissão real australiana.

Respondendo ao desejo que as vítimas australianas de abusos expressaram de encontrar um membro da Pontifícia Comissão, o Cardeal Pell pediu que o encontro fosse feito com padre Hans Zollner. As vítimas dos abusos falaram com o jesuíta alemão sobre modelos educacionais voltados para os menores, os pais e os professores, de modo a efetuar mudanças estruturais no âmbito da Igreja e da sociedade por uma efetiva proteção de crianças e adolescentes.

Leia também
.: O que o Papa disse sobre pedofilia no retorna da viagem ao México
.: Vaticano reitera esforços no combate ao abuso de menores

Segundo nota da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores, padre Zollner apreciou muito as preocupações expressas pelas vítimas e suas propostas de medidas preventivas, e as apresentará aos demais membros da Comissão, de modo que todos possam utilizar a experiência das vítimas para melhorar, de forma eficaz, o trabalho de prevenção contra os abusos sexuais por parte de pessoas a serviço da Igreja.

Nota do Vaticano

Em nota, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Lombardi, ressaltou o esforço dos Papas no enfrentamento da crise sobre os abusos que se manifestaram nos últimos anos. Portanto, é totalmente errôneo, observa ele, pensar que na Igreja não se tenha feito nada ou muito pouco para responder a estes dramas.

Ao mesmo tempo, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé evidencia que a Igreja, “ferida e humilhada pela chaga dos abusos”, pretende reagir não somente em busca da superação do problema, “mas também para colocar à disposição sua dura experiência neste campo, para enriquecer seu serviço educativo e pastoral à sociedade inteira, que de modo geral tem ainda um longo caminho a ser feito para dar-se conta da gravidade dos problemas e para enfrentá-los”.

Em relação ao depoimento do Cardeal Pell, a nota define “um testemunho digno e coerente” que ajudará na perspectiva da comum purificação da memória. “Se os apelos que se seguiram ao Oscar ao filme Spotlight e à mobilização das vítimas dos abusos por ocasião do depoimento do Cardeal Pell contribuírem para intensificar o combate aos abusos contra menores na Igreja católica, estes são bem-vindos”, conclui padre Lombardi.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo