Combate à pedofilia

Vaticano elabora diretrizes para prevenir abuso de menores

A Comissão se reuniu no Vaticano para elaborar diretrizes a fim prevenir casos de abusos sexuais por parte de padres

Da redação, com Rádio Vaticano

Terminou neste domingo, 8, a primeira plenária da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores – instituída pelo Papa Francisco em março do ano passado.

A Comissão se reuniu no Vaticano para elaborar diretrizes a fim prevenir casos de abusos sexuais por parte de padres. As iniciativas foram apresentadas no sábado, 7,  no decorrer de coletiva de imprensa com a presença do Presidente desse organismo, o Arcebispo de Boston, Cardeal Sean Patrick O’Malley.

“Estamos empenhados em trabalhar duramente”, afirmou o Cardeal, detalhando alguns projetos, como o envolvimento de outras organizações que se ocupam do tema e a instituição de grupos de trabalho fora da Comissão, para ampliar e ramificar o seu trabalho. De acordo com o Arcebispo de Boston, os membros da Comissão são 17, provenientes da África, Ásia, América do Sul e Oceania. Trata-se de especialistas, pastores, mas também vítimas de abusos.

O Cardeal O’Malley reiterou o empenho do Papa Francisco em contrastar o fenômeno, evidenciado numa carta enviada aos presidentes das Conferências Episcopais e aos superiores dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedade de Vida Apostólica.

Na carta, datada do dia 2 de fevereiro, o Pontífice pede que seja feito todo o possível para extinguir da Igreja a chaga dos abusos, recordando que “não há lugar no ministério para quem abusa de menores”.

Entre outras iniciativas, o Cardeal mencionou a preparação de um Dia de Oração por todas as vítimas de abusos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo