Novas diretrizes

Santa Sé aprova medidas da Igreja argentina sobre pedofilia

Bispos da Argentina têm novas diretrizes para lidar com os casos de abuso sexual contra menores cometidos por sacerdotes

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Conferência Episcopal da Argentina elaborou novas diretrizes para tratar os casos de abuso sexual de menores perpetrados por sacerdotes. O documento foi aprovado em abril pela 105ª Assembleia plenária argentina e depois foi enviado à Santa Sé para revisão final. A apresentação oficial das novas diretrizes foi na quarta-feira, 5, em Buenos Aires.

O episcopado argentino explica que o objetivo das novas diretrizes é orientar os bispos no caso em que devam intervir nas suas respectivas jurisdições, após ter recebido notícias verossímeis sobre delitos de abuso sexual de menores cometidos por sacerdotes.

Nas diretrizes, os bispos reiteram que o abuso sexual de menores é um delito, tanto na perspectiva canônica quanto na civil. “Quando o abuso sexual de um menor é cometido por um sacerdote, tal delito assume uma gravidade particular, porque além de roubar a dignidade e a integridade da vítima, implica na profanação do ministério sacerdotal conferido por meio do sacramento da ordenação”, lê-se no documento.

Os bispos argentinos querem compartilhar as preocupações do Papa sobre o tema, com o desejo de aderir, sem ressalvas, aos critérios de transparência e responsabilidade estabelecidos, em diversas ocasiões, pela Santa Sé diante de casos similares.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo