Arte e fé

Oração do Papa na pandemia inspira escultura de jovens vietnamitas

Inspiração dos jovens foi o momento de oração e a Bênção Urbi et Orbi que o Papa presidiu no dia 27 de março; escultura é convite para união contra a covid-19

Da redação, com Vatican News

Papa rezando diante do Crucifixo Milagroso da Igreja de São Marcelo foi inspiração para os jovens/ Foto: Vatican Media

Para recordar a oração e a Bênção Urbi et Orbi que o Papa Francisco presidiu, em 27 de março na Praça São Pedro, transmitida em Mundo Visão, três jovens de Nam Dinh, no Vietnã do Norte, fizeram uma bela escultura em areia na praia do Distrito de Nghia Hung, Nam Dinh.

O trabalho, medindo 4 x 5 m, retrata o Papa Francisco com 2,5 m de altura rezando diante do Crucifixo Milagroso da Igreja de São Marcelo, levado ao Vaticano especialmente para a ocasião. O escultor profissional Lai Trinh e seus dois amigos católicos Nguyen Son e Tran Nhat fizeram o trabalho em três horas usando ferramentas rudimentares: pá, corda, espátula e um grande pincel.

Lai Trinh, nascido em 1989, em Quy Nhat, Nghia Hung e Nam Dinh revelam que os três são apaixonados por escultura e sonhavam fazer esse trabalho intitulado “O Papa reza”, para expressar a sua fé religiosa e convidar todos a se unirem na luta contra a pandemia Covid-19. A inspiração para a obra foi justamente a cena do Papa Francisco, que, sozinho, concedeu a Bênção Urbi et Orbi do átrio da Basílica de São Pedro, voltado para uma Praça completamente deserta, mas espiritualmente repleta de fiéis de todas as partes do mundo.

Nguyen Son disse que ele, amigos e familiares acompanharam a cerimônia e aguardaram até o momento da Bênção Urbi et Orbi, quando era meia-noite no Vietnã, todos com um coração piedoso e espiritual. Não é a primeira vez que o artista cria uma escultura em areia. No passado, ele havia feito uma escultura do Papa com 5 m de altura, também em uma praia em Nam Dinh.

A escultura “O Papa reza”, realizada no início de maio, foi uma surpresa bem recebida pelas milhares de pessoas na praia, graças a dois feriados próximos: 30 de abril, quando é celebrada a unificação do Vietnã do Norte e Vietnã do Sul, enquanto 1º de maio é o Dia do Trabalho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo