Dia Mundial das Cidades

ONU: as cidades são onde a batalha climática será vencida ou perdida

No Dia Mundial das Cidades, ONU promove sucessos e reflexões sobre os desafios específicos da urbanização

Da redação, com ONU News

Por número de habitantes, a cidade de São Paulo é a quinta maior do mundo, com 20 milhões de pessoas/ Foto: ONU News

O Dia Mundial das Cidades, celebrado nesta quinta-feira, 31, promove sucessos da urbanização e reflexões sobre os desafios específicos resultantes da urbanização. De acordo com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (Desa), no ano passado, 55% da população mundial, ou 4,2 bilhões de pessoas, viviam em centro urbanos. Até 2050, mais 2,5 bilhões de cidadãos terão escolhido uma cidade para fixar residência.

Em mensagem sobre o dia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou: “Muito do que será necessário para abrigar e servir a esse mundo, cada vez mais urbano, ainda não foi construído, e que até mesmo algumas novas cidades precisarão surgir”. Para ele, isso traz enormes oportunidades para desenvolver e implementar soluções que podem enfrentar a crise climática e abrir caminho para um futuro sustentável.

Leia mais
.: Saiba como a urbanização tem afetado o clima no planeta
.: Desafios que surgem com a urbanização acelerada

Guterres também lembrou que as cidades consomem mais de dois terços da energia do mundo e respondem por mais de 70% das emissões globais de dióxido de carbono. O secretário-geral da ONU acredita que as escolhas que serão feitas na infraestrutura urbana nas próximas décadas, em planejamento urbano, eficiência energética, geração de energia e transporte, terão influência decisiva na curva de emissões. Para Guterres, as cidades são onde a batalha climática será amplamente vencida ou perdida.

As maiores cidades, por número de habitante são Tóquio (37 milhões), Nova Délhi (29 milhões), Xangai (26 milhões), Cidade do México (22 milhões), São Paulo (22 milhões), Cairo (20 milhões), Mumbai (20 milhões), Pequim (20 milhões) e Daca (20 milhões). A expectativa do Desa é que Nova Délhi ultrapasse Tóquio até o próximo ano. A capital da Índia deve ser tornar a mais populosa do mundo por volta de 2028. Segundo a ONU, as desigualdades nas cidades estão crescendo desde 1980. As maiores cidades do mundo também são as mais desiguais.

Tema

Este ano, as Nações Unidas selecionaram o tema “Mudando o mundo: inovações e uma vida melhor para as gerações futuras” para discutir como a urbanização pode ser usada para alcançar o desenvolvimento sustentável. O objetivo é promover o interesse da comunidade internacional na implementação global da Nova Agenda Urbana e no aprimoramento da cooperação entre os países para encontrar oportunidades e enfrentar os desafios da urbanização nas cidades.

A ONU destaca que a urbanização apresenta vários desafios de sustentabilidade relacionados à habitação, meio ambiente, mudanças climáticas, infraestrutura, serviços básicos, segurança alimentar, saúde, educação, empregos decentes, segurança e recursos naturais. Ao mesmo tempo, ela também pode produzir grandes oportunidades além de ser uma ferramenta crítica para o desenvolvimento sustentável, se aplicada da maneira correta.

Guterres enfatizou: “As cidades geram mais de 80% do Produto Interno Bruto, PIB, global e, como centros de educação e empreendedorismo, são polos de inovação e criatividade, com os jovens muitas vezes assumindo a liderança. (…) Agora é a hora de uma ação ambiciosa.”

Conferência e objetivos

A ONU acredita que é possível usar a urbanização para alcançar o desenvolvimento sustentável, adaptando a maneira como as cidades são planejadas, projetadas, financiadas, desenvolvidas, governadas e gerenciadas. A inovação também pode contribuir para o fim da desigualdade e precisa ser acompanhada de políticas regulatórias econômicas e sociais apropriadas.

Para celebrar o Dia Mundial das Cidades, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, também sediará uma conferência em Paris. A conferência reunirá representantes de cerca de 24 municípios de todas as partes do mundo para quatro painéis de discussão que cobrem questões como sustentabilidade e ação climática, regeneração urbana e inclusão social, e inovação tecnológica.

Os principais objetivos do Dia Mundial das Cidades de 2019 são: aumentar a conscientização sobre como as inovações digitais podem ser usadas para a prestação de serviços urbanos, a fim de melhorar a qualidade de vida e melhorar o ambiente urbano; mostrar novas tecnologias de fronteira que podem criar cidades mais inclusivas; apresentar oportunidades para geração de energia renovável nas cidades e explorar como as tecnologias de fronteira podem promover a inclusão social nas cidades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo