Vaticano

O princípio da diplomacia é o amor, declara secretário de Estado

"O princípio da diplomacia humana é o amor", afirmou o secretário de Estado do Vaticano e recém nomeado cardeal, Dom Pietro Parolin, durante entrevista ao Centro Televisivo Vaticano (CTV).

Parolin, a pedido da televisão vaticana, traçou um balanço inicial da sua missão como primeiro e direto colaborador do Papa Francisco. Segundo o secretário, essa fase inicial caracterizou-se como um "arranque, dedicado sobretudo ao estudo, ao conhecimento e ao aprofundamento dos vários problemas".

Neste tempo, ele declara que amadureceu a sua consciência de que o serviço à Santa Sé é "comprometedor e exigente, cheio de responsabilidades, mas também apaixonante". 

O Secretário afirmou que suas prioridades são as mesmas do Pontífice, as quais ele tem insistido desde o início de seu pontificado e depois reuniu, de maneira mais orgânica, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, apresentando uma transformação missionária da Igreja.

"Uma Igreja que sai, em permanente estado de missão, que aposta na renovação e na conversão pastoral de todas as estruturas, por conseguinte também da Cúria romana e da diplomacia eclesiástica, os dois âmbitos nos quais se insere a atividade do secretário de Estado", concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo