Pedido de ajuda

Número de pacientes excede capacidade de hospitais do Líbano

Hospitais do Líbano pedem ajuda internacional

Da redação, com Reuters

Hospital em Beirute, destruído pela explosão./ Foto: Reprodução Reuters

Os hospitais no Líbano precisam urgentemente de assistência internacional, pois o número de pacientes feridos nas grandes explosões recentes excede em muito sua capacidade.

As explosões que abalaram o porto de Beirute na terça-feira, 4, danificaram mais de 50% das áreas e edifícios do distrito urbano. A estrutura dos edifícios dos hospitais próximos ao porto foi danificada, levando à suspensão da operação dos hospitais em um curto período. Médicos e enfermeiros que não foram gravemente feridos foram transferidos para novos hospitais para realizar trabalhos de resgate dos pacientes.

“O hospital não pode mais ser usado. Muitos engenheiros disseram que a estrutura do edifício foi danificada, o que levará ao colapso facilmente, por isso vamos mudar para outro novo hospital. Um novo hospital improvisado será estabelecido aqui para permitir que crianças e pessoas feridas recebam tratamento. Vamos avançar depois que o novo hospital concluir sua construção “, disse Carlin Thacker, funcionário de um hospital.

Leia também
.: Papa convida a rezar pelo Líbano neste momento trágico e doloroso
.: Cáritas lança plano de emergência por vítimas de explosão no Líbano
.: Ajuda à Igreja que Sofre envia ajuda de emergência ao Líbano

O Ministério da Saúde libanês está atualizando os números de vítimas. Os dados mais recentes mostraram que o número total de vítimas excedeu 5.000. Nos últimos dias, esse número aumentou a uma taxa de 1.000 por dia, o que também trouxe enorme pressão de tratamento ao sistema médico local. Portanto, muitos pacientes não puderam ser tratados a tempo no dia da explosão.

“Fui a muitos hospitais naquele dia. Fiquei ferido e sangrando das 6 às 10 horas e tive sintomas como anemia. Não havia hospital para me receber porque todo o hospital estava cheio. Todo mundo estava recebendo tratamento no corredor, até duas pessoas morreram diante dos meus olhos “, disse um libanês, proprietário de uma mercearia.

No dia da explosão, muitos feridos foram transferidos para hospitais em outras cidades por ambulâncias, porque os hospitais em Beirute não conseguiam lidar com um número tão grande de pacientes, e com isso, as gravidades aumentaram.

A explosão também causou sérios danos a muitos quarteirões da cidade, e o trabalho de reconstrução ainda tem um longo caminho a percorrer.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo