Ajuda humanitária

Caritas lança plano de emergência por vítimas de explosão no Líbano

Explosão no Líbano, na capital Beirute, deixou mortos e milhares de feridos; Caritas Internacional expressa sua solidariedade e lança plano emergencial

Da Redação, com Caritas Internacional

Caritas se mobiliza para ajudar vítimas da explosão em Beirute, capital libanesa / Foto: © Caritas Lebanon

A Caritas Internacional exprime sua solidariedade e proximidade à Igreja e ao povo libanês e à Caritas libanesa após as explosões desta terça-feira, 4, na capital Beirute, que deixaram ao menos 78 mortos e quase quatro mil feridos.

“É uma situação terrível e desastrosa, e hoje nos encontramos na mais total confusão”, diz a diretora da Caritas Líbano, Rita Rhayem. O pessoal da organização foi imediatamente acionado para socorrer as pessoas atingidas pela explosão; a confederação Caritas está, além disso, lançando um plano de emergência coordenado pelo secretariado geral da Caritas Internacional para ajudar imediatamente as vítimas.

Leia também
.: Papa convida a rezar pelo Líbano neste momento trágico e doloroso

Rita destaca que a situação é crítica e que esta é a primeira vez que se enfrenta uma emergência desta magnitude. “A situação é apocalíptica, mas nós não paramos e seguimos adiante para ajudar todas as pessoas em dificuldade. Há muitos mortos e muitos feridos e, do ponto de vista sanitário, o quadro provavelmente vai piorar rapidamente por causa dos efeitos dos gases tóxicos”.

A Caritas Líbano está se preparando para esta eventualidade, mas Rita explica que os centros de saúde da instituição não têm meios para lidar com uma situação dessa e as operações de resgate são ainda mais difíceis devido à falta de eletricidade. Também a sede da instituição no país foi gravemente danificada pela explosão, mas providencialmente o escritório havia sido fechado pouco antes do ocorrido, de forma que ninguém da equipe ficou ferido.

“Desde as 18h de ontem, o país parou e estamos vivendo um pesadelo. Não temos nada para ajudar a população. Beirute ficou devastada e estamos impressionados com a escala dos eventos”, afirma o presidente da Caritas Líbano, padre Michel Abboud.

A diretora Rita acrescenta que os voluntários se mobilizaram rapidamente para ajudar os feridos, que são recebidos nos centros de assistência primária, que infelizmente já estão lotados e sobrecarregados, bem como os hospitais. “Falta todo tipo de coisa, inclusive comida para apoiar a população atingida”.

Como destaca o secretário-geral da Caritas Internacional, Aloysius John, as explosões de larga escala de ontem causaram mais um dano ao Líbano, já afetado pela crise econômica e política, pela violência, pela pandemia da covid-19 e pelas consequências das sanções econômicas impostas pela Síria. John exorta, então, a comunidade internacional a intervir com urgência para ajudar a população.

“Devem ser apoiados os esforços das organizações da sociedade civil de inspiração religiosa, em particular Caritas Líbano que está presente em todo o país, para responder às necessidades da população, especialmente neste período de grave sofrimento para o povo libanês”.

John destaca ainda o quanto os efeitos das sanções econômicas e da violência enfraqueceram o país, que hoje enfrenta também uma grave crise alimentar. “É essencial que a comunidade internacional aja decisivamente para aliviar o sofrimento dos libaneses, removendo imediatamente as sanções econômicas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo