Reconstituição tridimensional

"Novo rosto" de Santo Antônio é apresentado em Pádua

Especialistas realizaram “reconstituição do rosto” do santo através de recursos tridimensionais. Brasileiros participaram do trabalho

Da Redação, com Agência Ecclesia

Rosto Santo Antônio

Imagem ficará exposta nos dias 12 a 22 de junho na Basílica do santo em Pádua / Foto: Agência Ecclesia

O Museu de Antropologia de Pádua, norte da Itália, apresentou  uma reconstituição do rosto de Santo Antônio,  realizada  com  modelação tridimensional. A apresentação foi realizada nesta terça-feira, 10.

O resultado da obra foi possível após  minuciosa  investigação do Arc-team Archaeology, do Centro de Estudos Antonianos e das instituições brasileiras : Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer” e o Laboratório de Antropologia e Odontologia Forense da Universidade de São Paulo.

A figura apresentada,  foge à tradicional imagem magra e esguia com que o santo é representado,  e  aproxima-se do afresco que o retrata na Basílica de Pádua, Itália. Os peritos recorreram à ajuda do diretor do Centro de Estudos Antonianos, Padre Luciano Bertazzo, para a reconstituição histórica de alguns detalhes, como a tonsura.

O sacerdote explica que, ao longo dos séculos, a forma de retratar  Santo Antônio variou bastante até fixar-se na  na iconografia do jovem frade utilizada até o momento.

“A reconstrução aconteceu graças à utilização das mais sofisticadas técnicas de antropologia forense, as mesmas que se veem nas mais modernas séries televisivas, que conseguem reconstruir uma fisionomia particular a partir de poucos elementos”, refere nota sobre exposição.

O “rosto do santo” estará exposto nos dias 12 a 22 deste mês, no Museu de Devoção Popular, junto à basílica do santo português.

Santo Antônio, cujo nome de Batismo é Fernando, nasceu em Lisboa no final do século XII e ali foi recebido entre os Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Após sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores, da qual foi o primeiro professor de Teologia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo