México

Novo núncio do Papa chega ao México para começar sua missão

A partir desta semana começará seu trabalho o novo núncio apostólico de Sua Santidade no México, o arcebispo Christophe Pierre, que será o quinto representante do Vaticano desde que se reiniciaram as relações diplomáticas entre o México e a Santa Sé em 1992.

Neste fim de semana, procedente de Paris, chegou ao México Dom Pierre, que foi recebido pelo arcebispo primaz do México, o cardeal Norberto Rivera Carrera, e pelo presidente da Conferência do Episcopado Mexicano, Dom Carlos Aguiar Retes, assim como pelo reitor da Basílica de Guadalupe, Dom Diego Monroy.

Como foi tradição dos anteriores núncios nos últimos quinze anos, Dom Girolamo Prigione (de 1992 a 1997), Dom Justo Mullor (de 1997 a 2000), Dom Leonardo Sandri (de maio a setembro de 2000) e Giuseppe Bertello (de 2001 a fevereiro de 2007), Dom Pierre visitou em particular neste domingo a Basílica de Guadalupe, para encomendar sua missão diplomática a Nossa Senhora de Guadalupe.

Dom Christophe Pierre nasceu em 30 de janeiro de 1946 em Rennes, França. Foi ordenado sacerdote em 5 de abril de 1970 e foi consagrado arcebispo em 24 de setembro de 1995. Foi nomeado núncio na Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico Sul, Moçambique, Zimbábue, Cuba, Brasil, Suíça e Haiti.

Nos últimos oito anos, foi núncio apostólico na Uganda. Dom Christophe Pierre foi nomeado núncio apostólico no México em 22 de março, pelo Papa Bento XVI.

Está previsto que entregue suas cartas credenciais ao presidente Felipe Calderón a partir de 10 de junho, quando o chefe do Executivo federal chegar ao México depois de sua viagem pela Europa. No marco desta viagem, nesta segunda-feira ele se encontrou com o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo