Covid-19

No Texas, sacerdote chega aos paroquianos de bicicleta

Orações, bênçãos e sorrisos diretamente nos lares dos paroquianos. A ideia do padre Clint que, no isolamento ditado pelo coronavírus, chega aos seus fiéis andando de bicicleta

Da Redação, com Vaticanews italiano

Seja a pé, de carro ou de bicicleta, o que importa é levar Deus às casas dos paroquianos. Este é o objetivo do padre Cint Ressler, da cidade de Texas, nos Estados Unidos. Pároco da Igreja de Santa Maria da Medalha Milagrosa que, desde o início do bloqueio nos Estados Unidos, como no resto do mundo, após a disseminação da covid-19, levou os fiéis ao isolamento em casa.

Leia também:
.:Pandemia: Papa manifesta preocupação com a situação em Manaus
.: Na Itália, médicos levam a Eucaristia para pacientes da Covid

Com as igrejas fechadas e a impossibilidade de participar das missas, não é fácil manter a comunidade unida, daí a iniciativa do padre Ressler de visitar as casas para levar a palavra de Deus, um pouco de conforto e, como no Domingo de Ramos, um galho de palma abençoado. Posso ver todo mundo”, explica o padre Clint, “posso sair de casa, ficar longe do computador por um tempo, ver como as pessoas estão”.

Padre Clint em visita aos paroquianos neste tempo de isolamento / Foto : Arquivo pessoal / Divulgação

O padre Ressler, durante as visitas, segue as recomendações de saúde, mantém distância social, não aperta as mãos, usa máscara, mas sua presença é suficiente paratrazer uma sensação de paz aos fiéis e dar à luz um sorriso no rosto. Se a igreja continua sendo o principal local de reunião com Deus, o padre Ressler dá, neste tempo, a oportunidade de encontrá-Lo de outra maneira.

Mesmo no Texas, os pobres são os mais afetados pelo vírus

“Eu visitei mais de 300 casas, eles me dizem o quão difícil é esse momento para eles, de quão pesado é ficar em casa ou ir trabalhar fora, pois é ruim viver com medo”, conta o sacerdote. Os Estados Unidos continuam sendo, em termos absolutos, o país mais afetado pelo coronavírus, devido a mortes e ao número de infectados oficiais. No estado do Texas, houve cerca de 600 mortes até agora, em comparação com 22 mil casos. As pessoas que mais sofrem, como em todo o mundo, são as famílias mais pobres, que precisam sobreviver ao vírus todos os dias, mas também a falta de alimentos e bens essenciais. “Há muitas famílias hispânicas – continua o padre Ressler – que têm dificuldade em receber assistência; felizmente, temos a empresa San Vincenzo De Paoli que ajuda tanto!”

Ir às casas significa trazer a presença de Deus

Essa experiência também é muito importante para o próprio padre Clint, que encontra assim “Jesus nessas pessoas”. Segundo o sacerdote, tecnologias e os meios eletrônicos são importantes, os paroquianos apreciam a missa e outras mensagens pela Internet, mas o contato direto, “orar com eles, dar a bênção diretamente, é muito importante para mim. Ir a eles todos os dias me permite ver que há muita alegria em seus rostos, também porque a presença do sacerdote é a presença de Deus, a presença da Igreja, naquele instante em que Deus visitou sua casa na pessoa do pároco. “.

A pandemia pede à Igreja que saia ao encontro dos fiéis

O padre Clint não fez nada além de reviver uma antiga tradição texana: no século XVIII quando, em fazendas e ranchos, o padre chegava a cavalo para encontrar os fiéis. “Eu não tenho um cavalo, mas uma bicicleta, e tudo bem!” Ele teve a idéia de alcançar seus paroquianos em casa, mas o trabalho conta com uma equipe, colaboradores pastorais o apoiam na organização.

“Para todos nós, a mensagem que o Papa transmite como pastor universal é importante. Este é um momento que marca para a Igreja um chamado para não ficar em casa, mas sair às ruas para conhecer pessoas, com todas as precauções. Todos podemos amar o próximo, todos podemos sentir a dor e o sofrimento do próximo, todos podemos ser discípulos missionários, este é o momento de sermos a presença de Jesus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo