Pandemia

Dia Mundial da Humanidade: Caritas apoia missão de comunidades locais 

Caritas Internacional afirma que comunidades locais são os principais atores na resposta humanitária

Da redação, com Cáritas

Caritas Internacional afirma que comunidades locais são os principais atores na resposta humanitária/ Foto: Jackson David por Pixabay

No Dia Mundial da Humanidade de 2020, a Cáritas Internacional chama a atenção para o papel das comunidades locais como atores de solidariedade imediata e apela a um maior apoio às organizações da sociedade civil locais, especialmente as baseadas na fé, que em todo o mundo estão apoiando e ajudando e as comunidades locais.

Todos os anos, no dia 19 de agosto – dia em que em 2003 um atentado a bomba ao Canal Hotel em Bagdá matou 22 pessoas, incluindo o chefe humanitário da ONU no Iraque, Sérgio Vieira de Mello – o Dia Mundial da Humanidade reconhece o trabalho daqueles que promovem a dignidade, a proteção e o bem-estar de pessoas vulneráveis ​​em todo o mundo.

Em 2020, este dia é comemorado em um contexto de pandemia de coronavírus e logo após a explosão no Líbano, que permanecerá gravado na memória da comunidade internacional. Neste momento histórico, o sistema humanitário internacional está sendo testado como nunca antes, e as missões humanitárias em nível global estão levando ajuda para 1 em cerca de 45 pessoas em todo o mundo.

“Neste dia, a comunidade internacional recorda a generosidade de coração de milhares de trabalhadores humanitários, dos pobres e, acima de tudo, dos sobreviventes das catástrofes que aspiram a viver com dignidade”, disse Aloysius John, Secretário-Geral da Caritas Internacional, que é a segunda maior rede católica da sociedade civil e está presente em quase todos os países do mundo. Uma parte importante do trabalho da Caritas Internacional – uma confederação de 162 membros – é promover a força das comunidades locais, inclusive no campo da ajuda humanitária. “Defender, servir e acompanhar as comunidades mais pobres, especialmente no momento do desastre, é a missão da Caritas Internacional e seu papel principal é ajudar as pessoas a ajudarem outras”, acrescenta John, sublinhando como a pandemia viu as comunidades locais como as principais atores na resposta à emergência humanitária.

“Num momento em que as catástrofes se tornam cada vez mais complexas e os sofrimentos são altos, o primeiro apoio é dado pelas comunidades locais que estão mais bem colocadas para levar a ajuda adequada aos atingidos. Eles devem ser reconhecidos, em primeiro lugar, como atores de solidariedade imediata.”

Neste contexto, a Caritas está altamente engajada em motivar e mobilizar os membros da comunidade para dar apoio e ajuda àqueles que são vulneráveis ​​e também para conscientizar sobre o perigo da doença, mostrando-lhes como evitar a contaminação.

A Caritas apoia totalmente a localização da ajuda humanitária e trabalha para fornecer às comunidades locais o know-how e os meios de que precisam para lhes permitir responder às emergências humanitárias de forma autônoma. “Este Dia Mundial Humanitário deve nos levar à inovação na resposta humanitária em que os governos e a comunidade internacional de ajuda devem se concentrar no fortalecimento das organizações da sociedade civil locais, especialmente as organizações religiosas que estão presentes com as comunidades locais. No momento em que a agenda de localização está sendo introduzida, é vital que sejam dados meios suficientes às organizações da sociedade civil para fortalecer as comunidades locais e prepará-las para a resposta humanitária”, disse Aloysius John.

A Caritas Internacional, neste Dia Mundial da Humanidade, exorta os governos e a comunidade internacional de ajuda a alocar fundos locais, especialmente para o fortalecimento das organizações da sociedade civil local e suas estruturas básicas; ajudar a capacitá-las a tomar as medidas apropriadas em momentos de desastres; e garantir a proteção dos trabalhadores humanitários, bem como a proteção dos interesses das comunidades locais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo