Igreja e sociedade

Nesta quinta-feira, Vaticano inicia encontro sobre drogas e vícios

Evento organizado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano foi apresentado nesta segunda-feira, 26

Da redação, com Vatican News

Membros do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral durante apresentação da conferência nesta segunda-feira, 26/ Foto: Reprodução Vatican Media

“O flagelo do tráfico de drogas favorece a violência e espalha as sementes do sofrimento e da morte: isso requer um ato de coragem da sociedade”. A frase é parte de uma reflexão do Papa Francisco no trabalho de preparação da conferência ‘Drogas e vícios: um obstáculo ao desenvolvimento humano integral’, que se realizará no Vaticano, na Sala Nova do Sínodo, de 29 de novembro a 1º de dezembro. O evento, organizado pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, foi apresentado nesta segunda-feira, 26.

Até o momento, participarão da conferência 465 pessoas provenientes de 63 países. Charles Namugera, oficial do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e organizador da conferência, afirmou que o evento focalizará a atenção sobre antigas e novas drogas. Segundo Namugera, com a ajuda do escritório da ONU para o controle de drogas e a prevenção ao crime, será feita uma análise sobre produção, tráfico e consumo das drogas conhecidas como cocaína, heroína e cannabis.

Leia mais
.: Drogas e violência: veja o impacto sobre a família
.: Discurso do Papa a jovens em recuperação do vício das drogas

O evento terá a participação de especialistas que falarão das novas drogas, substâncias psicoativas disponíveis na internet, a baixo custo e de forma anônima, como chás. Os dados mais recentes em nível internacional que dizem respeito às drogas antigas, constataram que cerca de 250 milhões de pessoas no mundo usaram drogas pelo menos uma vez e cerca de 30% delas sofrem de distúrbios relacionados ao consumo de droga e precisam de tratamento específico.

Segundo o professor e reitor do Instituto Superior Universitário de Ciências Psicopedagógicas e Sociais “Projeto Homem” filiado à Pontifícia Universidade Salesiana, Nicolò Pisanu, a conferência se apresenta como uma oportunidade para atualizar sobre dependências, entendidas nos significados antigos e mais recentes, portanto vícios de substâncias e de novos vícios da Internet, jogos de azar e dependências sexuais.

O encontro aprofundará as questões e os conhecimentos sobre como se desenvolve a tomada de consciência por parte daqueles que sofrem com esses problemas e de intervenções educativas e terapêuticas neste campo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo