A Nasa divulgou nesta terça-feira, 27, imagens da Antártida em alta resolução. Cientistas americanos e britânicos afirmam que este é o mais detalhado mapa já elaborado.
As imagens foram feitas com a mais moderna tecnologia de satélites da agência americana, o satélite Landsat 7, que é capaz
de registrar detalhes do tamanho de meia quadra de basquete.
As imagens estão em uma resolução dez vezes melhor do que a de mapas anteriores. Ao todo, foram tiradas mais de mil fotografias durante mais de três anos de observações.
Segundo Robert Bindschadler, cientista chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas e Hidrosféricas da Nasa. "O mapa vai abrir novas janelas de oportunidade para a pesquisa científica e permitir que o público fique mais familiarizado com a Antártida".
Os mapas devem ser utilizados para planejar melhor as futuras expedições ao continente de gelo e orientar cientistas que buscam estudar a geografia antártida.
O programa é lançado no meio do Ano Polar Internacional, e é um esforço conjunto da comunidade científica mundial para tentar responder às grandes questões relacionadas às regiões polares.