Tecnologia

Museus Vaticanos lançam aplicativo “Patrum”

Aplicativo já teve mais de 4 mil downloads; confira entrevista com idealizadora do projeto

Da redação, com Rádio Vaticano

Museus Vaticanos lançam App Patrum/ Fonte: Divulgação

Museus Vaticanos lançam App Patrum/ Fonte: Divulgação

Pouco antes da viagem do Papa Francisco a Cuba e aos Estados Unidos, foi criado o Patrum, o novo aplicativo dos Museus Vaticanos. O app já teve mais de 4 mil downloads e poderá representar uma revolução para os projetos de restauração e um atrativo para as gerações jovens.

Juliana Biondo, idealizadora do projeto, em entrevista à Rádio Vaticano, afirmou que “A ideia era a de criar um aplicativo que do ponto de vista do conteúdo, do desenho e do uso nos telefones celulares, fosse “social”, mas que também facilitasse a compreensão da história da Coleção de arte nos Museus Vaticanos e dos projetos de restauração.” Juliana explicou que o app traz a cada dia um novo conteúdo, como testemunhos de restauradores e a história de cada uma das obras e dos artistas expostos nos museus. Além disso, os usuários podem comentar, compartilhar e curtir as postagens, além de entrar em contato direto com outros seguidores. “Pensamos em criar uma comunidade e induzir as pessoas a falarem de arte. É um App divertido, mas ao mesmo tempo intelectual e muito preciso no que diz respeito à coleção e aos Patrons”.

Patrocinadores das Artes dos Museus do Vaticano

Os Museus Vaticanos arrecadam em torno de 80 milhões de euros a cada ano, mas bem pouco deste montante é destinado à seção dedicada às restaurações das obras de arte. De fato, a maior parte dos fundos acaba sendo destinada à manutenção do Estado Cidade do Vaticano e no pagamento dos 800 colaboradores dos Museus. Há mais de 30 anos os Patronos das Artes dos Museus do Vaticano, têm, portanto, a tarefa de preencher esta lacuna. A Associação salvaguarda e administra as coleções presentes dentro da histórica estrutura de exposição, frequentemente através de patrocinadores estadunidenses. A cota associativa anual é de um montante de 600 dólares, como explica Juliana:

“Em troca, podem vir ao Museu quando quiserem e admirar o trabalho dos restauradores enquanto é executado, podem encontrá-los, participar de eventos e encontros privativos. Poderá, num certo sentido, estar por detrás dos bastidores e o App contempla também isto, porque poderás nos contatar diretamente através do App e nós responderemos…”.

O App dá vida a uma nova rede social entre os membros, mas não somente. A família dos apaixonados pela arte crescerá e cada um, mesmo sem ser um “Patron”, pode contribuir discutindo ou fazendo doações a partir de 10 dólares para financiar uma restauração e salvar uma parte da cultura, o que deve atrair, na visão dos idealizadores, especialmente os mais jovens.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo