Em Portugal

Movimento pretende declarar pobreza como algo ilegal

“Movimento Pobreza Ilegal” quer pedir ao parlamento de Portugal que declare solenemente a ilegalidade da pobreza

Da redação, com Agência Ecclesia

movimento_pobreza_ilegal

Cartaz de divulgação

Nesta sexta-feira, 17, a Jornada Internacional pela Erradicação da Pobreza será assinalada em Lisboa com a apresentação do projeto ‘Impossible – Passionate Happenings, que pretende declarar a pobreza como ilegal.

O projeto “Movimento Pobreza Ilegal” deseja que o Parlamento português declare “solenemente que a pobreza é ilegal enquanto violadora de direitos e deveres”.

Nesse sentido, os promotores da iniciativa revelam que a sua missão é “ampliar a voz” dos portugueses, “denunciar os autores e promotores do empobrecimento” e das profundas desigualdades, “obrigando também as instituições de solidariedade a serem muito mais céleres nos processos de autonomização de pessoas”.

Durante o período da manhã, haverá um Fórum Social no auditório Agostinho da Silva (Universidade Lusófona, Lisboa), tendo por tema ‘Pobreza e Desigualdade: o corpo são enquanto absoluto do pensar e agir’.

Após a conferência de abertura, nove grupos de trabalho vão “procurar encontrar soluções capazes de reduzir os altos níveis de pobreza entre diversas populações e setores”.

Uma “maratona sociocultural e artística” constitui o segundo momento do dia, será realizado na rua Augusta, conhecida como rua da baixa lisboeta, que a 17 de outubro de 1994, “há precisamente 20 anos, se disse não à fome e indigência”.

Naquele local, “apetrechado de um palco e uma esplanada” vão passar “algumas figuras públicas” para com os presentes “abraçarem o Movimento Pobreza Ilegal”, destacam os organizadores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo