Pesar

Papa expressa dor pela morte de migrantes em naufrágio

O Santo Padre publicou hoje, em seu Twitter, uma mensagem de pesar em relação ao naufrágio ocorrido na Grécia na noite de 14 de junho

Da Redação, com Vatican News

Foto: Reprodução Twitter

Nesta sexta feira, 16, o Papa Francisco publicou uma mensagem em sua conta no Twitter sobre a tragédia ocorrida com migrantes que vieram a naufragar na costa da Grécia. O barco, que era de pesca, naufragou transportando cerca de 700 pessoas da Síria, Egito e Paquistão. 

Segundo Francisco, é necessário que hajam esforços para que os migrantes encontrem esperança ao fugir da guerra. 

“Sinto profunda dor pela morte dos migrantes, entre os quais muitas crianças, no naufrágio ocorrido no Mar Egeu. Devemos fazer todo o possível para que os migrantes que fogem da guerra da pobreza não encontrem a morte enquanto buscam um futuro de esperança”, foi a mensagem do Papa no Twitter na conta do @Pontifex.

Enquanto deixava o Hospital Gemelli na manhã desta sexta-feira, 16, onde estava internado desde 7 de junho, o Papa Francisco já expressou um pensamento sobre o recente e dramático naufrágio na Grécia, e que provocou dezenas de mortes: “Muita, muita dor”, sussurrou com voz fraca. 

Até o momento, foram recuperados 78 corpos e resgatadas 104 pessoas com vida. Segundo a Organização Internacional para Migração (a agência de migração da ONU), é possível que a bordo do barco estavam até 750 pessoas.

Ontem, 15, o Santo Padre havia expressado seu pesar pelo ocorrido no telegrama enviado ao núncio apostólico no país, Dom Jan Romeo Pawlowski, onde disse estar “profundamente consternado ao saber do naufrágio na costa da Grécia, com sua chocante perda de vidas”.

O Pontífice ofereceu também no telegrama “fervorosas orações pelos muitos migrantes que morreram, suas famílias e todas as pessoas traumatizadas por esta tragédia”.

Buscas no Mediterrâneo

Neste meio tempo, a guarda costeira da Grécia lançou, nesta sexta-feira, seu último dia de buscas na área do Mar Mediterrâneo onde ocorreu o naufrágio, em águas profundas a cerca de 80 quilômetros da cidade costeira de Pylo.

A operação 24 horas de busca e resgate na costa sul da Grécia entrou em seu terceiro dia com poucas esperanças de encontrar sobreviventes ou corpos, já que nenhum foi localizado desde quarta-feira, quando 78 corpos foram recuperados e 104 pessoas foram resgatadas. 

Fontes do governo falaram que as chances de recuperar o navio afundado são remotas devido à profundidade da água. O barco de pesca que transportava os migrantes viajava da Líbia para a Itália.

A maioria dos sobreviventes foi transferida na sexta-feira de um hangar no porto de Kalamata, no sul, onde parentes também se reuniram para procurar seus entes queridos, para abrigos de migrantes perto de Atenas. 

Vinte e sete dos sobreviventes permanecem hospitalizados, informaram autoridades de saúde gregas. A Grécia é uma das principais rotas de entrada na União Europeia para refugiados e migrantes do Oriente Médio, Ásia e África.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo