Tensão

Ministro revela que Coreia do Norte pode fazer teste nuclear mais potente

Ameaça coreana é de que este será o teste mais forte já realizado no Pacífico

Da redação, com Ansa

Segundo informações do ministro das Relações Exteriores de Pyongyang, Ri Yong-ho, a Coreia do Norte pode realizar em breve o teste mais potente da história no Oceano Pacífico com bomba de hidrogênio.

O chanceler, que concedeu uma entrevista à agência de notícias asiática Yonhap, disse que este teste poderá ser encarado como uma resposta à ameaça lançada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de “destruir” a Coreia do Norte.

Saiba mais
.: Santa Sé assina e ratifica tratado de proibição do uso de armas nucleares

A frase de Trump foi dita nesta terça-feira, 19, durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, quando também pediu apoio os países-membros da entidade para conter as ambições nucleares e militares da Coreia do Noite.

“Poderia ser a detonação mais potente de bomba de hidrogênio já feita”, disse Ri Yong-ho, que está em Nova York para seguir as reuniões da Assembleia da ONU. Ele foi enviado pelo regime do ditador Kim Jong-un junto com uma delegação de cinco pessoas.

Já em seu país, as declarações do ditador Kim Jong-un foram ainda menos amistosas: ele classificou Trump como “perturbado” e disse que o presidente norte-americano “pagará caro” pelas ameaças. “Ele é um bandido canalha que quer brincar com fogo”, criticou o ditador, pontuando que o magnata não tem capacidade de “ser chefe de Estado”.

A Coreia do Norte realiza testes nucleares desde 2006. Já foram feitos seis testes. O último foi no início deste mês, o mais potente deles, chegando a provocar um terremoto na península.

As tensões entre Coreia do Norte e Estados Unidos aumentaram desde que Trump foi eleito. Já foram realizados testes de mísseis. Dois deles chegaram a atravessar os céus do Japão. A fim de penalizar o país, a China, após uma série de apelos dos Estados Unidos, reduziu suas transações financeiras e negócios com investidores norte-coreanos, aplicando sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. A China é um dos principais parceiros comerciais da Coreia do Norte.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo