JOGOS DE INVERNO

Milão e Livigno se iluminam para abertura dos Jogos de Inverno

Cerimônia contará com a presença do vice-presidente dos EUA, além de diversas autoridades italianas que prometem reforçar a segurança do local

Da redação, com Reuters

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos será nesta sexta-feira, 6 / Foto: Reprodução Reuters

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina serão oficialmente abertos nesta sexta-feira, 6, com uma cerimônia que combina elementos das cidades-sede, buscando refletir tanto a vida urbana quanto a vida na montanha.

As autoridades italianas reforçaram a segurança ao redor do estádio de futebol San Siro, em Milão, que servirá de palco para a parte principal da cerimônia, na qual a diva pop americana Mariah Carey e o tenor italiano Andrea Bocelli se apresentarão.

A abertura será única, já que a cidade-sede Cortina d’Ampezzo participará das comemorações a mais de 400 quilômetros de distância, nas montanhas, em um espetáculo que deverá atrair uma enorme audiência global pela televisão e internet.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, que chegaram a Milão na quinta-feira, estarão no San Siro para a cerimônia, que começa às 20h (19h GMT).

Pela primeira vez, duas piras olímpicas, um dos símbolos dos Jogos, serão acesas simultaneamente e permanecerão acesas durante toda a cerimônia – uma no Arco da Paz, em Milão, e a outra na Piazza Dibona, em Cortina.

Vaias e reações adversas

Há preocupações de que os espectadores possam vaiar a equipe americana ou políticos, após a notícia da presença de analistas de um departamento subordinado ao Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) ter gerado indignação na Itália.

O Comitê Olímpico Internacional espera, contudo, que a cerimônia de abertura seja uma demonstração de respeito aos atletas de todo o mundo.

A cerimônia, intitulada “Armonia” (harmonia), celebrará a diversidade da vida italiana, desde Milão, capital internacional da moda e das finanças, até as pequenas cidades alpinas que sediarão as provas ao ar livre dos Jogos, que se estendem até 22 de fevereiro.

Os ingressos para o evento principal no histórico estádio de futebol, casa dos clubes da Série A, AC Milan e Inter, custam de 260 euros a um preço bem salgado de 2.026 euros.

Os atletas também desfilarão nas cidades alpinas de Livigno e Predazzo, em uma área dos Jogos que se estende por 22.000 quilômetros quadrados.

Alberto Tomba e Deborah Compagnoni, dois dos esquiadores alpinos mais bem-sucedidos da Itália, são os favoritos para acender as piras olímpicas, mas os nomes dos envolvidos e o formato da cerimônia ainda não foram divulgados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content