Esporte

Após China, Itália se prepara para sediar Jogos de Inverno de 2026

Várias cidades do norte do país receberão o megaevento esportivo; cerimônia de encerramento dos Jogos de Pequim aconteceu neste domingo, 20

Da redação, com Ansa

Cerimônia de encerramento dos Jogos de Inverno /Foto: Reprodução – Thomson Reuters

Após a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, realizada neste domingo, 20, os olhos do mundo dos esportes gelados voltam-se para a Itália. O país sediará próxima edição do megaevento esportivo pela terceira vez na história.

As Olimpíadas de Cortina d’Ampezzo e Milão de 2026, duas cidades localizadas no norte do país no Vêneto e na Lombardia, respectivamente, envolverão ainda outros municípios localizados nas regiões – e no Trentino-Alto Ádige.

Enquanto a abertura será realizada no estádio San Siro, casa da Inter e do Milan, na capital da Lombardia, a cidade de Verona será a responsável pela cerimônia de encerramento, que ocorrerá na famosa Arena, o anfiteatro romano mais bem preservado do país.

Programação das Olimpíadas

De acordo com a programação das Olimpíadas, Milão sediará as competições indoor, como hóquei sobre o gelo, patinação artística e patinação de velocidade em pista curta. Cortina d’Ampezzo, popularmente chamada de “Pérola das Dolomitas”, receberá as provas de curling, bobsled, trenó, skeleton e esqui alpino feminino.

Além das duas cidades que carregam o nome da candidatura italiana, o pequeno município de Livigno, um vale lombardo na fronteira com a Suíça, vai sediar as etapas de snowboard e esqui estilo livre, enquanto a vizinha Bormio terá provas do esqui alpino masculino.

Diversas cidades do extremo-norte da Itália estarão envolvidas nos Jogos de 2026. Na província de Bolzano, Anterselva receberá o biatlo; já na província de Trento, Tesero terá o esqui de fundo e Predazzo contará com provas do salto com esqui. Por fim, Baselga di Pinè sediará a patinação de velocidade.

Tirando Milão e Verona, todas as outras sedes das Olimpíadas de Inverno estão localizadas na Cordilheira das Dolomitas, uma das regiões mais bonitas e visitadas da Itália.

16 modalidades

No total, os Jogos de 2026 terão 16 modalidades olímpicas e outras seis paralímpicas. Os custos da próxima edição serão de cerca de 1,3 bilhão de euros, sendo que 400 milhões vão ser encaminhados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

O megaevento esportivo, previsto para os dias 6 e 22 de fevereiro de 2026, acontecerá pela terceira vez em solo italiano. A primeira foi na própria Cortina d’Ampezzo, em 1956, e a segunda foi disputada em 2006, em Turim. (ANSA).
   

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo